A importância da Consciência Postural no Trabalho

É importante entender que para executar as atividades de labor com eficácia, precisamos garantir a segurança e a eficiência na postura corporal que assumimos quando executamos as atividades.  Existe uma cadeia de músculos responsáveis boa postura por mantermos postura corporal, preservando desta forma, a saúde da nossa coluna. 

Entendendo a importância dos músculos abdominais na postura do corpo

Quando conversamos em público, trabalhamos os músculos abdominais.  Esta ação exige um trabalho intenso dos músculos abdominais quando fazemos a mudança na altura da voz, e também na sua intensidade. No caso de trabalhar sentado, por exemplo, os músculos sustentam o tronco para não cairmos sobre a mesa, e no trabalho em pé, os músculos sustentam o tronco para não  cairmos no chão.

Estar diante do posto de trabalho sem ter uma rotina de exercícios específicos que auxiliem na compreensão de qual é a postura mais adequada para a realização das atividades, pode aumentar a pressão da coluna e compressão lombar.

Atualmente, é reconhecido que no déficit da força e da flexibilidade, devido à inatividade física, podem ocorrer distúrbios no sistema musculoesqueléticos que causam dor e desconforto, com perdas na renda familiar, incapacidade crescente e aposentadoria precoce (RIDER; DALY, 1991, POLLOCK; WILMORE, 1993).

Segundo MASSARA (1986), na postura corporal convergem todos os elementos que caracterizam o movimento. A postura não é somente a expressão mecânica do equilíbrio do corpo, mas é a expressão da personalidade, a manifestação da unidade psicologia com seu corpo físico. Partindo desse princípio, não basta apenas haver uma intervenção corretiva, mas sim, devemos também observar os fatores os fatores externos e nos posicionar corretamente diante deles. 

Na postura corporal agregam-se os elementos que caracterizam o movimento. Eles estão associados aos fatores sociais, ambientais, psicológicos, emotivos e funcionais do dia-a-dia. Se num processo educativo, preventivo e reeducativo, não levarmos em consideração esses fatores, qualquer alteração do corpo será feita em um momento de perturbação, e o processo de recuperação será mais demorado e seu efeito poderá gerar mais desequilíbrios (BANKOFF, 1994).

Segundo CAILLET (1988), a postura pode ser considerada boa, se o indivíduo na posição estática, não ficar cansado, apresentar uma aparência aceitável. Já a postura incorreta causa um esforço ligamentar prolongado que gera desconforto. A má postura está associada à contração muscular excessiva, que produz estímulos dolorosos, levando a pessoa às posturas inadequadas.

A desordem postural é frequente em indivíduos que realizam movimentos repetitivos e sustentação de cargas pesadas (RASCH; BURKE, 1977, OBERG, 1993). Em casos de lombalgia, a sustentação de peso é assumida pela coluna vertebral ocasionando a compressão das raízes nervosas e originando dores (KOTTKE et al.,1986).

Portanto, a inclusão de atividades paralelas, como a ginástica laboral (alongamentos, exercícios posturais, fortalecimento muscular), orientações posturais e ergonômicas é fundamental para a prevenção das doenças ocupacionais, principalmente as doenças relacionadas a coluna.

Vamos praticar saúde? Exercite-se, fortaleça os músculos responsáveis pela tua postura no trabalho.


Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj