A importância da saúde e da boa alimentação

Nutrição é um conjunto de processos que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes. A finalidade é produzir energia e manter as funções do organismo. Os nutrientes encontrados nos alimentos são divididos por macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos; e os micronutrientes são as vitaminas e minerais. Todos eles são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, bem como a manutenção da nossa saúde.

Porém , cada indivíduo possui a suas necessidades nutricionais pessoais. Somente o nutricionista pode orientar quais as quantidades e tipos de alimentos devemos colocar em nossos pratos.

A ONU considera saúde como o estado de normalidade e bem-estar físico, social e mental do indivíduo, na livre expressão do pensamento e no bem-estar biopsicossocial e espiritual. Saúde e nutrição estão intimamente ligadas, na verdade, uma não vive sem a outra.

Para manter uma boa saúde devemos praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada.  Ter momentos de lazer também é muito importante pois o stress pode prejudicar diversas áreas da nossa saúde física e mental.

Não esqueça de fazer uma revisão com seu médico de confiança, preferencialmente um cardiologista. Checkup anual é fundamental para o controle dos índices de colesterol, glicose e pressão arterial.

Cuidar da alimentação previne diversas patologias e disfunções metabólicas como a obesidade, que atinge o alarmante índice de 42% da população brasileira. Segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), o Brasil é o quinto país no mundo com maior número de indivíduos obesos.

A prescrição de dietas para qualquer finalidade é de responsabilidade do Nutricionista, ele é o profissional capacitado para prescrever um roteiro alimentar adequado para cada indivíduo. O mesmo serve para a prescrição de atividades físicas que devem ser orientadas e prescritas pelos profissionais de educação física.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj