Alimentação no verão: Saiba o que comer

Evite os alimentos gordurosos e frituras nessa época do ano, o consumo desses alimentos dificulta a digestão, comprometendo parte da nossa energia. Esta energia o nosso organismo usa para manter a temperatura ideal do corpo. Esse desvio de energia é o que provoca o mal-estar, principalmente em dias que a temperatura está muito alta.

Os alimentos mais indicados para serem consumidos no verão são: as frutas, verduras e leguminosas. Assim como as fibras, cereais e grãos que auxiliam a digestão, e que também precisam estar presentes nas refeições. Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evite também o consumo de álcool, sabemos que é difícil resistir aquela cervejinha gelada nos dias de calor intenso, mas o consumo de álcool em altas quantidades contribuí para perda de líquidos podendo acelerar o processo de desidratação. Se for beber intercale a bebida alcoólica com água.

Ao comer fora de casa fique atento as condições de armazenamento e condições dos alimentos. É de extrema importância que os mesmos estejam bem acondicionados e refrigerados, pois com o calor, a proliferação de bactérias aumenta. Isso pode contaminar os alimentos e não fazer bem a sua saúde. Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos a temperatura ambiente. Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.

O Sal em excesso não faz bem a saúde, no verão ele pode se tornar um grande vilão para a sua saúde, a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mônica Fernandez recomenda que o consumo de sal nesta época do ano seja moderado, pois assim, diminui os riscos de pressão alta e retenção hídrica. Sendo assim , evite os alimentos industrializados como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados pois esses alimentos contem muito sal em seu preparo.

Seguindo estes cuidados o seu verão será muito mais saudável, nutritivo e divertido!

Confira mais algumas dicas com a nutricionista  Flávia Custódia no vídeo abaixo

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj