Ar condicionado e a sua saúde


As pessoas que já tem o quadro crônico de Asma e Rinite deve ter um cuidado redobrado em ambientes refrigerados, pois as consequências são infecções respiratórias severas que podem inclusive levar o indivíduo a morte.

Quais as medidas e cuidados que devemos tomar para que o alivio proporcionado pelo ar condicionado seja saudável?  O ideal é evitar choque térmico,  mantendo  uma diferença de até 8°C entre a temperatura do ambiente externo e do local onde o ar condicionado está ligado. Como nem sempre é possível fazer esse controle da temperatura, uma alternativa é não ficar em frente a saída do ar frio. Realizar manutenções periódicas conforme indicação do fabricante é fundamental para manter o ar higienizado e livre da proliferação de microrganismos.

Há quem pense que somente as vias aéreas são prejudicadas com o ar condicionado, a nossa pele também sofre consequências e precisa de um cuidado especial durante esta  exposição.  Os aparelhos retiram a umidade do ar, deixando o ambiente mais seco. Como consequência, a pele das pessoas que passam muitas horas nesses locais, tende a ressecar também. Beber muita água já é regra no verão, mas durante a exposição aos ambientes climatizados, também é necessário para manter as vias respiratórias umidificadas e a pele hidratada. Outros cuidados com a pele devem ser levados em consideração: evitar banhos quentes e prolongados, usar loções hidratantes inclusive reforçar as aplicações durante o dia e a exposição ao ar refrigerado.

Não podemos deixar de lado o ar condicionado do carro, pois ele também precisa de manutenção periódica, pois o direcionamento do ar é muito mais próximo das nossas vias respiratórias.

 Aproveite o verão e cuide da sua saúde!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj