As Dores da Pandemia

O período da pandemia tem gerado forte aumento de dores na coluna.

A UFMG juntamente com a Fiocruz e Unicamp estão realizando um estudo para identificar como a Pandemia tem afetado a vida dos brasileiros em diversos aspectos. O resultado e o andamento da pesquisa tem apontado um índice de 41% de dores na coluna. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2013, esse número era de 18,5%. O aumento dos números de queixas na coluna é bastante considerável nesta Pandemia.

Com o surgimento da pandemia de COVID-19 e a transferência compulsória do local de trabalho para a residência, foi notória a importância do cuidado com a saúde do trabalhador também nesse contexto. Para cuidar da saúde do trabalhador, se faz necessário um programa continuado de atenção à saúde, oportunizando a vivência de exercícios de prevenção das doenças e dores relacionadas ao trabalho.

É comum que dores nas costas e na lombar aumentem durante esse período de distanciamento social, e até mesmo que inflamações como tendinites e bursites sejam mais frequentes nessa época, de acordo com o Dr. Eduardo Puertas, ortopedista do HCor. Para o especialista, o sedentarismo é um dos principais adversários da saúde ortopédica. O médico salienta, no entanto, que o retorno às atividades físicas deve ser feito com os devidos cuidados não somente por conta do risco de infecção pelo coronavírus como também pelo risco de lesões após esse intervalo parado.

A UFMG juntamente com a Fiocruz e Unicamp pretendem identificar como a pandemia tem afetado a vida dos brasileiros em diversos aspectos. O resultado e o andamento da pesquisa tem apontado um índice de 41% de dores na coluna. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2013, esse número era de 18,5%. “Para Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do estudo ConVid – Pesquisa de Comportamento, “o aumento na ansiedade e o estado de ânimo pior, juntamente com a redução drástica de atividade física e longos períodos em frente às telas, podem estar associados ao crescimento desses índices”.

Muitas empresas estão retornando suas atividades presenciais, enquanto outras devem continuar com seu trabalho em home office e a ginástica laboral é uma ótima ferramenta para a saúde e a segurança do trabalhador que ao praticá-la, além prevenir doenças relacionadas ao trabalho, também favorece a produtividade e o bem-estar do colaborador.

Fonte: https://www.medicina.ufmg.br/estudo-mostra-que-dores-na-coluna-aumentaram-muito-durante-a-pandemia/

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj