A importância da atividade física para a saúde do coração

Apesar das doenças cardíacas estarem aumentando nos dias atuais, as pessoas ainda dedicam pouca atenção para a importância da atividade física, principalmente para a manutenção da saúde do coração.

A prática regular de um exercício físico beneficia amplamente qualquer indivíduo. Além disso, é uma das principais medidas de prevenção de doenças cardíacas. Você só precisa dar o primeiro passo para deixar o sedentarismo de lado.

Ao eliminar o sedentarismo, as chances de desenvolver doenças como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – e câncer são menores.

Além disso, a prática regular de uma atividade física auxilia no controle do peso, da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, diminui o estresse e aumenta a taxa de colesterol ‘bom (HDL) no organismo.

O recomendado é praticar exercícios em que se possa movimentar grandes grupos musculares: caminhada, corrida, entre outros. Mas deve-se ter em mente que a intensidade da atividade precisa ser controlada, ou seja, não pode gerar desconforto.

Para que o exercício tenha o melhor efeito possível sobre a saúde, é importante uma boa orientação. Ao final da sessão de exercícios é fundamental realizar alongamentos, pois contribuirão para a recuperação da musculatura e para aumentar a flexibilidade articular.

Converse com um cardiologista sobre a importância da atividade física. Nenhuma atividade física deve ser iniciada antes de uma consulta com um cardiologista para avaliação do estado geral de saúde. É possível que o médico faça alguns testes para verificar sua capacidade cardiorrespiratória e determinar qual é a intensidade de exercícios que seu corpo pode suportar.

Outro ponto que é preciso ressaltar é que os exercícios físicos devem ser praticados somente com orientação de um profissional da educação física.

Efeitos do Exercício:

Quando você se exercita, a frequência cardíaca aumenta, para fornecer mais sangue oxigenado para os músculos. Quanto mais você se exercita, mais forte será o seu coração. A prática de atividade física também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

 

[lead-form form-id=2 title=Assine nosso boletim e receba dicas para melhorar a qualidade de vida e performance da sua equipe]
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj