Atividade Física e Fibromialgia

Vocês sabiam que a fibromialgia acomete de 2 a 22% da população de todo o mundo, predominantemente mulheres? No Brasil a prevalência da doença varia entre 2,5 a 4,4% da população, sendo a segunda maior causa de doença reumatológica depois da osteoartrose.

O  QUE É FIBROMIALGIA?

É uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

QUAL É A CAUSA DA FIBROMIALGIA?

Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. O que sabemos é que a pessoa que tem FM possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

SINTOMAS:

Os sintomas são muito variáveis, em aparecimento e intensidade, entretanto alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica:

  • Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alterações do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

EXERCÍCIO FÍSICO E FIBROMIALGA.

O exercício é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Combate todos os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. A atividade física pode ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. Fazer exercícios regulares também auxilia no controle de peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia.

 Comece devagar: pacientes com fibromialgia precisam começar muito devagar para o corpo entender a mudança. A ideia é começar com uma dose baixa e aumentar ao longo do tempo.

Faça algo todos os dias: para obter o máximo benefício do exercício, você realmente precisa fazer isso diariamente ou quase. As melhores opções são as caminhadas ou usar uma academia, pois são atividades facilmente acessíveis a maioria dos dias do ano.

Se exercitar em uma piscina quente é outra boa maneira de começar as atividades. A água quente tem um efeito calmante e relaxante nos músculos e nas articulações e podem tornar o exercício menos doloroso. Ciclismo, corrida, yoga, treinamento de força e aulas de exercícios de baixo impacto são apenas algumas outras maneiras de se exercitar e ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia.

O mais importante é encontrar o tipo de exercício que mais agrade  e  que  faça se sentir bem. 

Fonte:

-https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/fibromialgia-e-doencas-articulares-inflamatorias/

-https://noticias.ufsc.br/2021/07/pesquisa-da-ufsc-sobre-fibromialgia-e-capa-de-revista-cientifica-internacional/

-https://altadiagnosticos.com.br/saude/fibromialgia

-https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/um-passo-de-cada-vez-ortopedista-lista-exercicios-para-quem-tem-fibromialgia.ghtml

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj