Atividade Física na Prevenção contra a COVID-19

Médicos da Incor (FMUSP) comprovam que pessoas ativas fisicamente têm apenas 34,3% de chances de serem hospitalizadas devido ao COVID-19. A Irisina – hormônio liberado pelos músculos durante atividade física – reduz a produção da proteína responsável pelo transporte do novo coronavírus para dentro das células.

As academias podem ser parte da solução e não problema no combate à doença.

O trabalho brasileiro de pós-doutorado, publicado na revista Molecular and Cellular Endocrinology, descobriu que a Irisina, hormônio relacionado ao exercício físico, é capaz de modular genes que se relacionam à COVID-19. O trabalho é conduzido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o apoio da FAPESP.

A Irisina é um hormônio produzido endogenamente durante o exercício físico. Sua ação consiste em modificar o metabolismo do tecido adiposo branco, favorecendo o gasto energético. A compreensão da sua ação a coloca como potencial agente terapêutico para o tratamento de desordens metabólicas, como a obesidade.

Além deste efeito, também possui ação moduladora no sistema imune, por meio de atuação nos macrófagos, promovendo potencial efeito anti-inflamatório.

NÃO PODEMOS FICAR PARADOS

Segundo a pesquisa da UFRJ realizada com 1.460 brasileiros, casos de depressão aumentam 90% em um mês. Número de brasileiros que sofrem com ansiedade vai de 8.7% para 14.9%

Em setembro de 2020, a Obesidade é considerada fator de risco para COVID-19, mesmo quando não há comorbidades ( Obesity Research & Clinical Practice).

ATIVIDADE FÍSICA NO CENTRO DO COMBATE À COVID-19

Em maio de 2020, a atividade física caiu 20% no Brasil (marca wearables Polar).

Em junho de 2020 Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP alertam sobre o perigo do aumento do sedentarismo durante a pandemia (site do Governo do Estado de São Paulo).

Em setembro de 2020, estudo comprova que adultos que se exercitaram durante a quarentena apresentaram melhor qualidade de vida, dormiram melhor e reduziram o nível de estresse, depressão e ansiedade (Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Centro Universitário de João Pessoa e Universidade Estadual Vale do Aracaú).

A COVID-19 expôs nosso estilo de vida nada saudável. O Brasil é o 5º país mais sedentário do mundo. Mais da metade da população está acima do peso e 9 milhões têm diabetes. Além de 60% dos idosos serem hipertensos.

POR ISSO QUE A ATIVIDADE FÍSICA É TÃO IMPORTANTE NESTE MOMENTO

Reduz o processo inflamatório e melhora a imunologia. Melhora as enfermidades crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade). Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Contribui com o equilíbrio do cortisol. Produz antioxidantes que reduzem a gravidade de síndrome de estresse respiratório, séria complicação da COVID-19. Melhora a resposta imunológica às vacinas. Pode trazer benefícios metabólicos e cardiorrespiratórios (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISC).

Nas academias, há identificação e controle de quem entra e regras bem claras de distanciamento, o que não acontece em restaurantes, bares e shoppings. Mas o principal ponto é que somente as academias trazem os benefícios físicos e mentais de que a nossa sociedade tanto precisa na situação atual (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).

Em Relação da taxa de segurança (escala de 0 a 8) Com base na pontuação independente de 16 itens relacionados (Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha), as academias foram consideradas os locais mais seguros.

“Ter a possibilidade de sair de casa e se exercitar de maneira segura é essencial para as pessoas serem fisicamente independentes, aliviarem o estresse, melhorarem o humor, terem convívio social e, em alguns casos, se manterem sóbrias” Lori Demmer, Diretor Médico do Hancock Wellness Centers (EUA).

Fonte: Associação Brasileira de Academias no Brasil (ACAD)

www.acadbrasil.com.br

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj