Benefícios do Chocolate

Humm! A Páscoa vem chegando e só em ver a imagem do chocolate já deu água na boca, não é mesmo? Ah, mas chocolate engorda, faz mal! Bom, não é bem isso que as pesquisas vêm mostrando nos últimos tempos. O chocolate vem sendo um ótimo aliado para a saúde. Com a chegada da Páscoa, trouxemos algumas informações que consideramos importantes para um consumo consciente desta delícia.

páscoa sem exageros | mariacarambola

O chocolate com maior concentração de cacau possuí menos gordura, açúcar e menos leite, ou seja, ele é mais puro, e se for consumido de maneira adequada traz diversos benefícios . O chocolate é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.

As apresentações de 60 a 99% de cacau, são consideradas mais puras e oferecem mais benefícios a saúde.

O chocolate é um alimento poderoso, ele é rico em antioxidantes e promove diversos benefícios para a saúde:

  1. Prevenção do envelhecimento precoce, AVC e doenças cardiovasculares.

Os  antioxidantes melhoram o fluxo sanguíneo evitando a coagulação do sangue, mantendo as veias limpas melhorando a irrigação do sangue. Estabiliza os níveis de glicose e ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Além disso, ele controla a pressão sanguínea. Cientistas suecos da Universidade de Linkoping, descobriram que chocolates, na versão mais rica em cacau, inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.

  • Reduz o apetite.

O chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, mostrou que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade.

  • Chocolate durante a gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão).

 Uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente em versões amargas e meio amarga, pode ser o responsável pelo benefício.

 Agora que você já conhece os benefícios do chocolate, pode se deliciar à vontade. Mas, é claro que você não é obrigado a consumir chocolates com maior contração de Cacau, se você for optar pelas versões ao leite e branco, consuma com moderação.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj