Cuidados com a saúde durante as festas de final de ano

Final de ano é uma época muito boa não é mesmo? Chegada do verão e das comemorações do trabalho na empresa, reuniões familiares, festa de natal, réveillon, amigo secreto e muito mais! Tudo é motivo para estarmos reunidos. Mas não podemos descuidar da saúde neste período. Por isso, nós da Corpo em Ação, separamos algumas dicas para que você possa curtir estes momentos sem comprometer a saúde, e também, não ter aquela famosa ressaca no dia seguinte.

Todo exagero é perigoso, e se tratando de álcool, nem se fala, a famosa resseca incomoda. Não podemos deixar de lembrar que álcool e direção não combinam; se beber vá de táxi ou de aplicativo, uma carona com alguém que não tenha consumido bebida alcoólica é sempre boa pedida. Conforme o Hospital HCor “Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um copo de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não”. Assim como a hidratação não pode ser descuidada no dia seguinte, é imprescindível continuar bebendo muita água após o consumo de álcool.

Tratando-se de comida, a ceia de natal e de réveillon é uma tentação imensa, priorizar pelo que se gosta e em pequenas porções é o suficiente para manter o equilíbrio e não ter a aquela sensação de mal-estar e má digestão.  A secretaria de Saúde do Estado do RS alerta que nas estações quentes do ano ocorre o  maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As bactérias patogênicas – tais como Salmonelas e Stafilococcus aureus – são as maiores causadoras de surtos gastrointestinais, caso não sejam tomadas medidas preventivas por quem manipula os alimentos. Portanto, tome os devidos cuidados com a preparação dos alimentos que serão servidos nas ceias, mantenha sempre sob-refrigeração as saladas, doces, molhos a base de leite, carnes e alimentos a base de ovos.

Muitas comidas de final de ano são ricas em sal e condimentos, que elevam a pressão sanguínea. Durante o final de ano, o número de pacientes que chegam à emergência com pressão alta (e até mesmo infarto e AVC) aumenta, sobretudo pelo consumo excessivo de comida e bebida. Evitando os exageros é possível curtir numa boa todas as comemorações de final de ano sem resultar em problemas de saúde. Outra dica preciosa é o sono, durma bem, uma boa noite de sono colabora para a recuperação dos excessos cometida nas festas. ​

O mais importante é você se divertir, estar com quem gosta e celebrar a vida com saúde!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj