Cuidados com a Voz – Saúde Vocal

A voz é o instrumento de trabalho para muitas pessoas, sem ela muitas profissões não seriam possíveis. A voz, sem dúvida, é o principal meio de comunicação, e no dia 16 de abril comemoramos o dia Mundial da Voz. Um dia especialmente escolhido para conscientizar a população geral para preservação da Voz e cuidados com as cordas vocais e laringe.

Conforme o Ministério da Saúde, a voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe. Este som vai se modificando na faringe, cavidade bucal, nasal e seios da face. Por fim, é articulado transformando-se em fala.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 7.650 novos casos de câncer de laringe (6.470 em homens e 1.180 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 6,20 casos a cada 100 mil homens e 1,06 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar dos dados serem alarmantes, a taxa de novos casos de câncer de laringe está caindo de 2 a 3% aproximadamente por ano, isso deve-se pela redução de fumantes, ou seja, cada vez mais pessoas estão se livrando do cigarro.

Nossa Voz merece todo cuidado, portanto aqui estão algumas dicas para preservar a saúde dela:

  • Fumar faz mal, então não precisamos nem dizer que o consumo não é seguro para saúde geral e para a voz nem se fala.
  • Ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas.
  • Beber bastante água e praticar exercícios físicos.
  •  Não gritar em excesso nem em tom agudo. Falar pausadamente.
  •  Não abusar de bebidas gasosas.
  •  Dormir bem.
  •  Comer maçã faz muito bem para a “limpeza” das cordas vocais.
  • Procure respirar sempre corretamente levando ar até o abdômen e expandindo para as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. O abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.

Fique atento a alguns sintomas, pois se forem recorrentes é indicado procurar um médico Otorrinolaringologista. Os sintomas são: Alterações na voz, tosse frequente, alterações no timbre, rouquidão com frequência. Quanto antes você buscar ajuda mais rápido será o diagnóstico de algumas doenças e maiores são as chances de reversão do quadro clínico.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj