Cuidados com o Verão

O verão é uma estação maravilhosa não é mesmo? Afinal, é a  época das sandálias, bermudas, chinelos, bebidas refrescantes, e claro, época de férias. Mas mesmo durante os recessos não podemos descuidar da saúde, certo? Para comemorar a chegada da estação mais quente do ano separamos um especial de cuidados de verão com diversas sugestões de cuidados simples para sua saúde e bem-estar.

– Hidratação: ela é o primeiro item da lista, em meio a tantos afazeres esquecemos de beber água ao longo do dia, ou bebemos pouco. É muito importante beber em torno de 2 litros ou mais de água por dia. Evite também o consumo de álcool, sabemos que difícil resistir aquela cervejinha gelada nos dias calor intenso, o consumo de álcool em altas quantidades contribuí para perda de líquidos podendo acelerar o processo de desidratação. Se for beber intercale a bebida alcoólica com água.

– Pele: Tomar cuidado com os horários de exposição do sol é fundamental para prevenir o câncer de pele. O ideal é não se expor entre 10 e as 16 horas, e é indispensável o uso de chapéus e  protetor solar.  A dica preciosa é aplicar o protetor 30 a 45 minutos antes de se expor ao sol, e a cada duas horas reaplicar o produto. Caso você  esteja  na praia ou piscina, não esqueça de reaplicar após os mergulhos.

Ainda falando de pele, verão é uma estação onde o surgimento de micoses e fungos é mais comum, principalmente nos pés devido as altas temperaturas e uso de calçados fechados se tornarem um ambiente apropriado para a manifestação desses microrganismos . Por isso, após o banho, enxugue bem a pele entre os dedos . Não faça a   depilação do rosto e do corpo na véspera e nem no dia da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele, A depilação deve ser feita pelo menos com 48 horas de antecedência.

– Alimentação: Os alimentos mais indicados para serem consumidos no verão são as frutas, verduras e leguminosas. Assim como as fibras, cereais e grãos que auxiliam a digestão. Prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas pois dificultam a digestão. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. O Sal em excesso não faz bem à saúde, no verão ele pode se tornar um grande vilão para sua saúde, a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mônica Fernandez recomenda que o consumo de sal nesta época do ano seja moderado, para diminuir os riscos de pressão alta e retenção hídrica.  Sendo assim evite os alimentos industrializados como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados, que contém muito sal em seu preparo.

– Picadas de insetos: Mosquitos e pernilongos são um verdadeiro incomodo nessa época, sempre é bom ter por perto inseticidas a base de água pois  são mais indicados.       

Desidratação, dengue, intoxicação alimentar, micoses, insolação são algumas das doenças que podem surgir nesta época caso não sejam tomados os devidos cuidados. Com estas dicas e cuidados você prevenirá doenças e situações que podem estragar seu período de descanso. Aproveite a melhor estação do ano com muita saúde e disposição!!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj