Doenças comuns no verão e como preveni-las

Desidratação: no calor excessivo e suor, tomar muita água no verão é essencial para prevenir a desidratação, em dias muito quentes é recomendado pelo menos 3 litros de água por dia.

Insolação: A exposição excessiva ao sol nos horários de risco entre 10h e 16h trazem sérios riscos a saúde. Os sintomas são bem fáceis de perceber, temperatura corporal acima de 40ºC, febre, náuseas, vômitos e diarreia. Prevenir a insolação é bem simples; evite  a exposição excessiva aos raios solares com maior incidência de raios ultravioleta, nos horários entre 10h e 16h, proteger-se do sol com bonés, camisetas, filtros e manter-se hidratado.

Intoxicação Alimentar: Ao alimentar-se fora de casa, cuide a procedência e a forma de armazenamento, evite comer alimentos não refrigerados e expostos a temperaturas altas. Cuidar a higienização dos alimentos em casa é importante. Após fazer a feira é importante higienizar os alimentos assim que chegar em casa antes de armazenar na geladeira. “Para evitar a ocorrência de doenças como esta é necessário estar sempre atento à segurança, qualidade e conservação dos alimentos”, alerta o Coordenador Geral de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde, Juan Cortez-Escaldante.

Dengue: A prevenção da Dengue no Brasil é durante o ano todo, evitando o acumulo de água limpa parada em potes, pneus, pratinhos de plantas. Mas é no verão que o mosquito aumenta sua capacidade de reprodução devido ao número maior de chuvas e casas vazias onde a água fica acumulada. O importante é manter sempre as poças, pratinhos de plantas secos para não virar berçário do mosquito. O Ministério da Saúde coordena a Campanha Nacional de Combate à Dengue. A cartilha “Sempre é Hora de Combater a Dengue” orienta que hábitos domésticos simples, como limpar calhas e caixas d’água e recolher o lixo, evitam a proliferação do mosquito. “Ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo e náuseas, a pessoa deve procurar imediatamente orientação médica”, explica Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Tomando as devidas precauções, vamos aproveite o melhor da estação!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj