Esportes de Verão e alguns cuidados

Sol e calor, juntos são uma combinação maravilhosa desde que se tome os devidos cuidados com a pele e a hidratação. Ao praticar esportes de verão, seja na água ou no solo, devemos respeitar os horários de menor radiação solar: antes das 10h e após as 16h, aplicando o filtro a cada duas horas.  Não podemos esquecer o chapéu e óculos escuros, precisamos tomar cuidado com os olhos também.

É de suma importância manter a garrafa de água sempre por perto para manter a hidratação durante a prática de atividades físicas.   De acordo com o médico Gustavo Campos do comitê Olímpico Rio 2016, os isotônicos também têm um poder importante na hidratação do atleta. “Hidratação é fundamental. Dependendo da intensidade e calor, a hidratação deve ser feita antes, após e também durante o exercício físico. Para uma atividade mais intensa, é bom lembrar dos isotônicos. Quando aumentamos o nível da atividade e se nos exercitamos por um período maior, perdemos sais minerais além de água. Os isotônicos foram feitos para repor tudo isso, coisa que só a água não vai fazer”, ensina.

Alimente-se bem, dê preferência aos alimentos mais leves evitando frituras e comidas gordurosas. Um sono adequado pode ser justamente o que você precisa para começar o dia com o pique necessário para aproveitar o verão fora de casa, segundo a recomendação do fisioterapeuta Henrique Jatobá do comitê Olímpico Rio 2016.

Que atividades físicas podem ser realizadas no verão?   Quais são os cuidados que  devemos ter?

Há uma gama diversificada de esportes de verão como: flyboard, bike aquática, kite wave, surfe, stand up paddle.  Há também as atividades ao ar livre como corrida de rua, ciclismo, caminhadas, natação em piscinas externas. Com tantas opções e um clima convidativo é comum as pessoas despertarem interesse somente nesta época do ano em praticar atividade física, isso possibilita a ocorrência de lesões, já que o corpo não está preparado ou acostumado com ela. É fundamental que a prática seja iniciada com intensidades mais baixas e menor tempo de duração, prevenindo assim o aparecimento de lesões.

Respeite o seu corpo e aproveite a melhor estação do ano mas com muita segurança e saúde!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj