Frio, Dores e Isolamento Social

Com a queda das temperaturas muitas pessoas começam a se queixar de dores nas articulações; isso acontece com vocês também? Principalmente neste período de Isolamento Social, em decorrência da Pandemia do Coronavirus, as pessoas encontram-se trabalhando em casa e propícias a Inatividade Física. Preguiça, desânimo, baixo astral, não podem fazer parte da rotina. Preparamos dicas importantes para melhorar a qualidade de vida e prevenir as dores neste período.

Segundo o médico ortopedista Paulo Marcel Yoshii (membro titular da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia), essas dores geralmente acometem nas pessoas que já possuem algum tipo de dor crônica, como as decorrentes da artrite reumatoide e artrose, por exemplo. A mudança repentina de temperatura causa a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que força as articulações a ficarem mais contraídas para que o fluxo sanguíneo possa ser mantido. “Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, os receptores da dor ficam mais sensíveis e são ativados ao menor estímulo”. E quem já passou por uma cirurgia ortopédica nas articulações, principalmente quem tem prótese de platina, também podem sofrer com as dores em dias com temperaturas mais baixas. 

No frio, a musculatura se retrai, fica mais tensa, menos elástica, e as dores são acometidas devido à inatividade física. 

Dicas para diminuir as dores: 

– Mantenha-se ativo para amenizar o desconforto, realize exercícios que aumentem a circulação sanguínea.

– Alongar e fortalecer os músculos da articulação afetada é fundamental, mas tomando cuidado para não submeter a região a impactos.

– Mantenha o corpo aquecido. Use agasalhos que aqueçam principalmente a região de desconforto. 

– Aplicação de bolsa térmica com água morna mantém a região aquecida. 

– Cuide com a alimentação hipercalórica no inverno, o sobrepeso corporal pode sobrecarregar as articulações e aumentar a dor (principalmente na coluna lombar e joelhos). 

– A dor por rigidez muscular não deve ser confundida com a dor de inflamação da articulação, neste caso, é importante consultar um médico especialista para o tratamento.

– Mesmo quem já tem uma doença diagnosticada e segue um tratamento prescrito deve contar com um especialista em caso de dores recorrentes.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj