Ginástica Laboral e as Doenças de Coluna

Como está a saúde da coluna de vocês? Vocês permanecem muito tempo sentados? Inativos fisicamente? Sentindo dores e desconfortos?

São tantas perguntas que temos para vocês, mas neste informativo, estaremos contribuindo com dicas para melhorar a saúde da coluna de todos vocês.

As doenças da coluna vertebral são responsáveis por grande parte das queixas dolorosas, sendo uma das maiores causas de afastamento do trabalho de acordo com Freitas et al., (2011), dentre as afecções da coluna vertebral, a lombalgia é a mais frequente, capaz de provocar desde limitação do movimento até invalidez temporária. A região lombar desempenha papel fundamental na acomodação de cargas decorrentes do peso corporal, da ação muscular e das forças aplicadas externamente.

Um estudo sobre os efeitos da ginástica laboral na dor nas costas e nos hábitos posturais adotados no ambiente de trabalho foi realizado pelos profissionais de educação física Cláudia Tarragô Candotti (Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ESEF/UFRGS); e  Rosemeri Stroschein (Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). O estudo foi publicado em 2011 pela  Revista Brasileira de Ciências do Esporte .

 O objetivo do estudo foi verificar o efeito da Ginástica Laboral sobre a dor nas costas e sobre os hábitos posturais de trabalhadores que ficam por longos períodos na posição sentada. Participaram 30 trabalhadores do setor administrativo. Os resultados demonstraram que a Ginástica Laboral proporcionou diminuição da intensidade e frequência da dor referida aos trabalhadores do grupo experimental, e mudança do hábito postural durante o trabalho, melhorando a postura sentada.

Picoloto e Silveira (2008) demonstram que os programas de prevenção estão em plena expansão, inclusive, dentro das empresas, objetivando a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e a diminuição dos custos, principalmente com os afastamentos dos trabalhadores. Assim, embora o empresário lucre com a diminuição do absenteísmo e aumento da produtividade, é o trabalhador o maior beneficiado dos inúmeros benefícios desta atividade preventiva (MARTINS; DUARTE, 2000).

 De acordo com Zilli (2002), além da redução da dor e melhora da postura, a Ginástica Laboral apresenta outros benefícios, entre eles, o aumento da integração entre os trabalhadores e melhora da vida social do trabalhador (diminuição de conflitos interpessoais, maior concentração e confiança e facilidade de trabalho em equipe). 

O que é Ginástica laboral?

Ginástica laboral é um conjunto de exercícios que são realizados nas acomodações da própria empresa ou on-line e durante do horário de trabalho.  A prática da ginástica envolve o alongamento, mobilidade articular e reforço muscular de diversas partes do corpo, desde pescoço e tronco até pés e pernas. O ideal é cada exercício seja adaptado ao trabalho que o colaborador desenvolve.

O objetivo maior da ginástica laboral é promover a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar a musculatura do corpo.

Fonte: 

  • https://www.novafisio.com.br/ginastica-laboral-uma-revisao-literaria-acerca-dos-protocolos-utilizados-no-tratamento-da-lombalgia-ocupacional/
  •  https://www.scielo.br/
  • MARTINS, C.O.; DUARTE, M. F. S. Efeitos da ginástica laboral em servidores da Reitoria da UFSC. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v. 8, n. 4, p. 7-13, set. 2000.
  • ZILLI, C.M. Ginástica Laboral: Uma tarefa interdisciplinar com ação multiprofissional. São Paulo: LOVISE, 2002.
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj