Ginástica nas empresas e seus benefícios

A prática dura de 10  A 15 minutos e pode oferecer resultados positivos para a equipe, promovendo a melhora da qualidade de vida, saúde, bem estar  e relacionamento interpessoal.

A Ginástica Laboral é a prática de atividades físicas leves no local de trabalho, com o objetivo de prevenir e aliviar dores e incômodos que ocorrem devido às atividades dos colaboradores. Essa prática é considerada um investimento na qualidade de vida dos funcionários, diminuindo a incidência de dores e aumentando a motivação e entrosamento da equipe.

Segundo publicação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a Ginástica Laboral é o resultado da preocupação das empresas com o bem-estar dos funcionários, fator que influencia na produtividade. A atividade é elaborada por um  profissional  de educação física, que vai até as fábricas, corporações ou empresas, e aplicam exercícios, como alongamento, relaxamento muscular entre outros. Dessa forma, a equipe passa por um momento de descontração e interação, surtindo efeitos físicos e psicológicos positivos.

Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória, que é realizada antes ou nas primeiras horas do trabalho, composta por alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões; e a Compensatória, realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas.

O CONFEF esclarece que a série de exercícios dura de 10 a 15 minutos diários e é desenvolvida especialmente para cada tipo de atividade realizada pela equipe, amenizando os desgastes exigidos pela função. No caso de trabalhadores que ficam em escritórios, é necessário corrigir problemas posturais e compensar o desgaste proveniente dos exercícios repetitivos. Já para os que ficam em linhas de produção, por exemplo, é necessário compensar os grupos musculares exigidos pela atividade.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj