Imunidade no Outono e Inverno

O outono e o inverno são estações marcadas pelo frio mais intenso. É preciso adotar alguns cuidados com a imunidade, já que o corpo humano está mais suscetível a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, ambas causadas por vírus e principais causas de adoecimento nesta época do ano. O aumento da incidência de tais doenças ocorre no inverno devido à forma de transmissão viral, que se beneficia da permanência das pessoas em ambientes fechados.

Imunidade é a resistência ou proteção contra algo, normalmente relacionada com doenças e infecções que podem atacar o organismo de um ser vivo. Assim, a imunidade consiste num conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores. Com a baixa imunidade do organismo, a pessoa fica predisposta ao “ataque” de vírus e bactérias que podem provocar diversas doenças.

As principais doenças do inverno são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia, pois este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

De acordo com a nutróloga Paula Whyte (especializada em Clínica Médica e integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673), o aumento nas infecções respiratórias não é causado diretamente pelo frio, mas sim pelas aglomerações que se formam em ambientes fechados quando a temperatura cai. “A proximidade entre as pessoas facilita a transmissão de vírus. O frio não é causa da gripe, apenas cria condições para maior disseminação de vírus em lugares não ventilados, onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras”, diz a médica. Manter o sistema imunológico apto para defender o corpo dos micro-organismos invasores é essencial nessa época do ano. Para isso, a profissional acredita ser essencial manter uma hidratação oral rigorosa, já que a hidratação dá força ao organismo e elimina impurezas, e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C, complexo B, zinco e selênio.

 Outra medida fundamental para ajudar o sistema imunológico é manter a vacina da gripe em dia. A vacinação anual, feita pelo Ministério da Saúde, é indicada principalmente para grupos como crianças, idosos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.

Em tempos de Corononavirus (COVID-19), vale lembrar que todas as medidas de precaução devem ser redobradas com a chegada do frio, já que ainda não existe ainda uma vacina específica para a prevenção.

Abaixo, listamos alguns cuidados básicos que podem ser tomados para evitar uma queda na imunidade durante o outono e inverno:

  • Aumentar a hidratação do corpo ingerindo líquidos, principalmente água.
  • Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C, complexo B, zinco e selênio.
  • Manter os ambientes abertos, frescos e arejados para que o ar circule e se renove;
  • Agasalhar-se bem antes de sair de casa para proteger áreas expostas do corpo; principalmente as extremidades.
  • Evitar o stress, praticar atividades físicas e manter bons hábitos relacionados ao sono.

Fontes:

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe
https://diariodamanha.com/noticias/como-reage-o-coronavirus-com-a-chegada-do-frio/.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj