Osteoporose

A osteoporose é a aceleração da osteopenia devido a um desequilíbrio entre a atividade dos osteoblastos e a dos osteoclastos. Osteopenia é a perda da massa óssea. Nós ganhamos massa óssea até os 20, 21 anos de idade, por isso, é muito importante a ingestão de cálcio até esta idade. É neste período que iremos acumular massa óssea para o resto da vida.

Os ossos são a  nossa fonte de cálcio, e muitas funções do nosso organismo como força muscular e batimentos cardíacos dependem dele. Devido a perda da massa óssea, a osteoporose fragiliza os ossos deixando-os fracos, ocos e vulneráveis a fraturas. É uma doença silenciosa, normalmente se descobre depois de já ter ocorrido uma fratura. A osteoporose ainda não possui uma cura definitiva, sendo uma doença que necessita de cuidados constantes. Porém, o avanço em seu tratamento tem resultado em métodos que melhoram a qualidade e a quantidade de massa óssea, reduzindo significativamente os riscos de fratura.

Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os ossos recebem uma grande influência do Estrogênio, hormônio feminino presente também nos homens, mas em uma quantidade muito mais baixa que nas mulheres. Este hormônio é responsável pelo equilíbrio de ganho e perda da massa óssea. Quando as mulheres iniciam o processo de menopausa, há uma queda brusca deste hormônio, por isso que  as mulheres são as mais atingida pela doença. As mulheres iniciam a perda da massa óssea a partir dos 35, 40 anos com o início da queda dos hormônios, quando o corpo começa a se preparar para a menopausa. Os homens começam a perda da massa óssea um pouco mais tarde em torno dos 40, 45 anos.

Conforme a SBEM, dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Duzentas mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas. Mas, mesmo após uma fratura osteoporótica, o paciente não é encaminhado para tratamento, o que leva a um aumento do risco de uma nova fratura. Depois dos 50 anos de idade, cerca de 30% das mulheres e 10% dos homens apresentam osteoporose, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os locais mais comuns de incidência de fraturas advindas da Osteoporose são: Fêmur, Coluna (vertebras), Braço e Rádio (punho). O melhor exame para diagnosticar a Osteoporose é a densitometria óssea, é indolor e indica os pontos onde osteoporose é mais comum.

O que fazer para prevenir a Osteoporose? Movimentar-se!! Praticar  exercícios físicos regularmente irão auxiliar na prevenção da perda da massa óssea. Estudos comprovam que a musculação auxilia no tratamento e na prevenção da Osteoporose. Uma alimentação equilibrada, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, em excesso, são fundamentais para o não surgimento da doença.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj