Outono e dicas para a sua saúde

O friozinho está chegando! A estação de outono inicia-se no dia 20 de março e é caracterizada pelas folhas nas árvores que secam e caem. Outra característica relacionada ao clima é que a umidade do ar diminui e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior. Mas que cuidados devemos ter nesta Estação? É necessário que façamos pequenas adaptações no estilo de vida, para que nosso corpo se acostume com facilidade às alterações no clima e na natureza.

No outono os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas porque o Sol tende a nascer mais tarde e se pôr mais cedo nesse período.

A temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, não sendo tão quente quanto no verão e ainda não tão frio quanto no inverno.

Para que o nosso corpo se acostume com facilidade às alterações no clima e a natureza, confiram algums dicas:

  • Mantenha os ambientes arejados: Procure arejar os ambientes durante o dia. A circulação de ar e o sol evitam que as bactérias se proliferem.
  • Evite a proliferação dos ácaros: Procure lavar com frequência cobertores e colchas de modo a evitar a proliferação de ácaros. Isso aliviará aquele conhecido cheiro de mofo que tanto dificulta a vida dos alérgicos.
  • Mantenha o hábito de lavar as mãos: Lavar as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia previne não só o coronavírus, mas também, o acúmulo de bactérias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
  • Evite lugares com aglomeração de pessoas: Sempre que possível, evite multidões e lugares fechados. Nesses ambientes, a circulação de vírus e bactérias acontece de forma mais livre e intensa.
  • Mantenha alimentação equilibrada: Manter uma alimentação equilibrada é importante para uma boa saúde. Sopas e caldos de legumes são bem-vindos, já que nutrem, hidratam e ainda têm uma temperatura agradável.
  • Mantenha a pele hidratada: Nas estações mais frias a pele sofre mais danos de ressecamento, em dias de sol, a temperatura pode se elevar e  a pele do rosto pode sofrer queimaduras, por isso, use protetor solar. Cuide a temperatura da água do chuveiro para não ser tão quente.  Mantenha a pele hidratada com uso de cremes específicos e ingestão de água sempre. 
  • Deixe a preguiça de lado e exercite-se: A tendência é ficarmos mais preguiçosos em dias frios, mas o exercício físico ajuda a fortalecer a nossa imunidade e melhorar a nossa qualidade de vida.

Gostaram das dicas? Então “bora” colocá-las em prática! Boa semana a todos!


Fonte:

http://blog.saude.mg.gov.br/2018/03/20/outono-chegada-da-nova-estacao-requer-alguns-cuidados-com-a-saude/

https://blog.segurosunimed.com.br/cuidados-com-saude-outono-e-inverno/

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj