Queimaduras de Verão

Os cuidados com a pele devem ser realizados  durante todo ano, mas durante o verão , os cuidados devem ser intensificados. No verão , ficamos mais expostos ao sol, seja se divertindo na beira da praia, na piscina ou praticando esportes ao ar livre. Por isso, é importante o uso de filtros solares e respeitar os horários de exposição. Os raios solares estão cada vez mais agressivos e os casos de câncer de pele aumentam todos os anos.

Existe uma maneira certa para aplicar o filtro solar, o ideal é aplicar o produto antes de colocar a roupa de banho antes de sair de casa. Temos por hábito, aplicar o produto quando já estamos na praia ou piscina. Quando realizamos a aplicação antes de nos vestirmos, aumentamos a área de proteção, porque também nos queimamos através da roupa, claro que bem menos do que na área que fica totalmente exposta. É importante reaplicar o protetor solar a cada duas horas, e após os mergulhos ou duchas.

Até nos dias nublados devemos lançar mão da aplicação desses produtos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra no verão, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a foto proteção de lado. Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV.  Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h (horário de verão). A SBD ainda recomenda que os fatores de protetores solares recomendados são acima do fator 30, e que apesar da proteção natural, devida a alta concentração de melanina, as pessoas de pele negra também devem utilizar o filtro solar, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

Durante o verão é muito comum surgir a fitofotodermatose, uma queimadura que ocorre após a pessoa lidar com limão ou outras frutas cítrica e  se expor ao sol. Primeiro é preciso lavar bem com sabonete o local do contato. Se ocorrer a queimadura, no entanto, deve-se procurar um dermatologista para que ele prescreva o tratamento adequado.

As queimaduras e verão não estão restritas somente as queimaduras solares, as queimaduras por animais marinhos são cada vez mais recorrentes, principalmente no litoral do sul do país. No caso das águas-vivas e caravelas, embora pertençam ao grupo de animais, os cnidários, as primeiras são transparentes e raramente visíveis quando no mar, enquanto as segundas têm uma bolsa púrpura ou avermelhada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente percebidas. É importante saber que as caravelas permanecem com capacidade de envenenar até 24 horas após saírem do oceano, o que deve ser levado em consideração pela possibilidade de crianças brincarem com aquelas encalhadas nas praias.

O contato com esses cnidários deixa linhas avermelhadas na pele muito dolorosas, causadas por seus tentáculos. A dor é instantânea e violenta. Deve-se retirar os tentáculos ainda aderidos sem usar as mãos nuas e, depois fazer compressas de água do mar gelada. Mas por que água do mar? A água doce gelada piora o quadro. Banhos com vinagre também podem ajudar a tornar o veneno inativo. Caso haja falta de ar ou aceleração dos batimentos cardíacos é recomendável procurar um hospital.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj