Relacionamento Interpessoal no Trabalho

Trabalhar com pessoas de diferentes perfis e personalidades é um dos grandes desafios enfrentados por quem atua no mercado de trabalho.

As relações interpessoais são, basicamente, pautadas na interação entre as pessoas e as equipes. Para que possam garantir um ambiente agradável, é preciso estabelecer e respeitar certas regras de conduta, além de promover ações que auxiliem a empresa a atingir esse objetivo.

O que é relacionamento interpessoal no trabalho? 

O relacionamento interpessoal é uma competência de muito valor no mundo corporativo, pois a empresa espera de seus funcionários resultados satisfatórios que são fruto da interação com diferentes tipos de pessoas que precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa.

Para manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é importante em primeiro lugar ter consciência de que é necessário lidar com pessoas que são diferentes, vão ter pensamentos divergentes e irão reagir às situações de forma diferente que talvez não seja igual a sua.

Promover a integração da equipe

As relações interpessoais envolvem a troca de experiências, sensações, impressões e opiniões.

Quando estimuladas de maneira positiva no ambiente de trabalho, as equipes ficam à vontade para dar suas contribuições baseadas no conhecimento teórico e prático, individual e coletivamente.

A consequência é a criação de um clima de cooperação, que tornam os times muito mais integrados e eficientes. Quando cada um faz a sua parte, todos se beneficiam com resultados excelentes.

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

Empresas estão investindo na melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho.

implantação de um programa de qualidade de vida beneficia o negócio em diversos aspectos referentes ao desempenho da equipe, além de trazer resoluções acerca de problemas de relacionamento com o colaborador e gestão de custos dos recursos humanos. 

Uma das ações adotadas pelas Empresas é o Programa de Ginástica Laboral, que além de promover a saúde física e mental, também tem contribuindo para a melhora das relações interpessoais e clima na Empresa. 

Fonte:

– https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/relacionamento-interpessoal-no-trabalho/

https://etalent.com.br/artigos/relacoes-interpessoais/relacionamento-interpessoal/

– IESDE BRASIL S.A.


Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj