Saúde e Qualidade de Vida

No dia 6 de abril celebramos o dia mundial da atividade física; e no dia 7 de abril, o dia mundial da saúde. Mas o que estas duas datas têm em comum? Ahhhh muita coisa! 

Como vocês definem a Saúde e a Qualidade da  Vida de vocês? 

Para celebrarmos estas datas, estamos trazendo algumas reflexões e algumas dicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúdequalidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Vocês já pensaram nisso?

A maioria dos problemas de saúde da atualidade acontecem porque mantemos hábitos aprendidos culturalmente e que prejudicam nosso organismo. Mudar o nosso comportamento é um grande desafio. 

Nossas atitudes regem nossa vida. Podemos escolher o que e quando fazer, mas nunca podemos escolher mudar as consequências, elas fazem parte do pacote. Quer ter resultados diferentes? Aprenda como mudar hábitos. 

Conquistar uma boa saúde envolve alguns passos importantes: conscientização, decisão e mudança. 

Como mudar hábitos?

A fase da mudança de hábitos é desafiadora. As pessoas cometem alguns erros que as impedem de alcançarem resultados.

Para entender como os hábitos se formam, é importante buscar informações de como nosso organismo funciona. Você sabe como o cérebro trabalha quando se trata de mudar costumes? 

Neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar a mudanças por meio do sistema nervoso. Ela permite que sejam criadas novas conexões sinápticas. Os neurônios seguem caminhos que podem ser remodelados por meio de um trabalho que envolve vivências, pensamentos, emoções, comportamentos, necessidades pessoais e o próprio ambiente em que se está inserido. 

Criar ou eliminar um hábito envolve uma mudança neuroplástica no cérebro. Quando uma pessoa deseja algo é porque seu cérebro plástico se tornou sensível à substância ou experiência que estava acostumado. 

Um hábito não se forma e não se perde de uma hora para a outra. Acontece dentro de uma construção, dia a dia.

 Um estudo publicado no  European Journal of Social Psychology abordou esse assunto e demonstrou que não se pode definir uma quantidade de dias para que uma prática se torne um hábito. Segundo o estudo, uma pessoa pode desenvolver o hábito de correr todos os dias em três semanas, mas para aprender uma nova língua, é necessário mais tempo. 

Quando repetimos um comportamento por um grande período de tempo, esse circuito é fixado no cérebro de forma quase automática. Para a psicóloga social Wendy Woods as decisões de mudar hábitos precisam ser conscientes, aí sim, se tornar um hábito. 

DICAS:

  1. Anote os hábitos que precisa mudar 
  2. Defina prioridades
  3. Comece com mudanças de hábitos simples 
  4. Espalhe lembrete
  5. Deixe tudo preparado
  6. Consiga e ofereça apoio 
  7. Não desista 

VAMOS INCLUIR UM HÁBITO SAUDÁVEL NA ROTINA?

PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE 

Esse é um dos principais hábitos que devemos incluir na nossa rotina. A prática regular de atividade física previne diversas doenças, como diabetes, câncer, osteoporose, depressão e doenças cardiovasculares. 

Os benefícios são enormes, além de prevenir doenças, o sono é regularizado, melhora a disposição, o humor, a autoestima e a sensação de bem-estar é maravilhosa. 

É fundamental sair do sedentarismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para se tornar ativo fisicamente é preciso realizar entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana para adultos.

A intenção da OMS com definições mais rígidas têm como objetivo incentivar as pessoas a deixarem de ser sedentárias e combater o risco de doenças e morte precoce. A atividade física é fundamental para combater algumas doenças crônicas, como problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e câncer. Elas também reduzem os sintomas de depressão e ansiedade, além de diminuir o declínio cognitivo e melhorar a memória.

     Os números apontados pela entidade são preocupantes. Estima-se que 25% dos adultos sejam sedentários. Entre adolescentes, o índice é muito mais alarmante, atingindo 80% dos jovens. Manter o corpo parado custa cerca de US$ 54 bilhões anuais em assistência médica em todo o mundo. A conta é engrossada por outros US$ 14 bilhões desperdiçados por falta de produtividade.

Então, vamos incluir este hábito tão saudável na rotina? Já prepara o tênis e a roupa confortável.

Não deixe de procurar o seu médico para atestar boas condições para iniciar um programa de exercícios físicos e um profissional de educação física para melhores orientações. 

BOA SORTE  e BOA SAÚDE!

 Fonte:

–  www.vidanatural.org.br

https://hemos.com.br/blog/simples-habitos-que-contribuem-com-a-sua-saude-e-qualidade-de-vida/

– Organização Mundial da Saúde (OMS)

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj