Síndrome do pensamento acelerado

Universal Blessing : ΜΕΤΑΔΟΣΕΙΣ ΑΠΟ ΤΟ ΑΡΚΤΟΥΡΙΑΝΟ ΜΗΤΡΙΚΟ ΣΚΑΦΟΣ (Μέρος 9ο)

Vocês já ouviram falar na Síndrome do Pensamento Acelerado?

A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada pelo Psiquiatra Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Saibam como identificar, tratar e prevenir este mal que afeta 80% de adultos, crianças e adolescentes, segundo o Psiquiatra.

Você já se pegou pensando que as 24 horas do dia não são suficientes para atender todas as demandas da sua rotina? Pois bem, é melhor tomar alguns cuidados, pois a hiper-construção de pensamentos pode estressar e desgastar o cérebro e você pode ter dificuldades de gerenciar as informações.

Apesar de não ser considerada uma doença, a síndrome do pensamento acelerado (SPA) é associada a um quadro de transtorno de ansiedade  e extremamente prejudicial para a mente e para o corpo, pois dificulta o desenvolvimento de capacidades que são essenciais para o ser humano e ocasiona perda de energia que podem dificultar ainda mais ou até impedir a criatividade, reflexão e [causar] falta de memória, explica a psicóloga Naiara Mariotto.

Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação a que somos submetidos ao longo do dia. O que acaba desencadeando um esgotamento mental e, para dar conta de absorver todos os novos impulsos, o cérebro decide por ‘roubar’ a energia de outros músculos – o que explica o desgaste físico. Tal situação pode nos influenciar até nos objetivos pessoais.

Sintomas:

  • Dificuldade de atenção e concentração;
  • Dificuldade para relaxar e desacelerar os pensamentos;
  • Falta de memória;
  • Mudança de humor repentina; 
  • Irritabilidade;
  • Cansaço mental que acaba se transformando em físico;
  • Sofrimento por antecipação; 
  • Má qualidade do sono; 
  • Inquietação;
  • Intolerância ao ser contrariado.

Devido a estes sintomas, os efeitos da síndrome podem ser sentidos no corpo inteiro como a dor de cabeça, dores musculares, dor estomacal, gastrite, e muitas vezes até a queda de cabelo.

Tratamento:

No caso desse transtorno, o paciente deve passar por acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. O psicólogo ajuda no entendimento dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos, possibilitando, assim, reflexões que resultarão em um controle emocional e uma mente mais organizada.

O psiquiatra, por sua vez, poderá prescrever medicações que serão usados para diminuir a ansiedade e a tensão.

Dicas para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado:

  • Evite o excesso: às vezes, acumular tarefas não é bom profissionalmente, pois pode prejudicar a saúde mental. Por isso, procure sempre fazer pausas diante de sua jornada de trabalho e, principalmente, alivie a sua mente realizando exercícios respiratórios e alongamentos para relaxar.
  • Pratique Atividade Física: Manter o corpo em movimento faz o cérebro relaxar e evita o excesso de pensamentos. Quando nos exercitamos, o nosso cérebro libera hormônios que provocam bem-estar e prazer, como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina, dependendo da intensidade da atividade.
  • Mantenha a calma:  a melhorar dica é relaxar. Uma boa dica é aprender a meditar. Escutar música, ler livros de temas que interessam ajudam a controlar a ansiedade. 
  • Redes Sociais: separar até 3 momentos do dia para entrar nas redes sociais, e não estar sempre online, nem entrar nas redes sociais a cada 5 minutos para evitar o excesso de informações e de estímulos na mente durante o dia;

Essa síndrome tem se tornado cada vez mais comum porque a quantidade de estímulos e informações disponível nos jornais, revistas, televisão, redes sociais e nos smartphones são muito grandes, e bombardeiam o cérebro de informações a todo instante. O resultado disso é que além de ter uma grande quantidade de informações na mente, o pensamento tem se tornado cada vez mais acelerado, sendo mais difícil gerir as emoções associadas a cada situação.

 Viva a sua vida com responsabilidade, mas aprenda a controlar seus pensamentos e suas emoções.

Fontes:

– Gestão da Emoção. Técnicas de coashing emocional para gerenciar a ansiedade.

– Mentes ansiosas. O medo e a ansiedade nossos de cada dia.

– Ansiedade: como enfrentar o mal do século.

– https://saude.ig.com.br/minhasaude/2018-04-20/sindrome-do-pensamento-acelerado.html

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj