Vamos Prevenir e Combater a Hipertensão Arterial?

A Hipertensão é uma doença silenciosa, e assintomática, ou seja, na maioria das vezes não há presença de nenhum sintoma, portanto você dificilmente saberá se está hipertenso sem verificar a pressão pelo menos uma vez ao ano conforme indicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão. A pressão alta é a porta de entrada para outras doenças cardiovasculares, que pode comprometer o funcionamento de outros órgãos vitais além do coração, o cérebro e os rins.

Imagem relacionada

Antigamente a hipertensão era tida como doença de pessoas idosas, e jamais se quer passava pela cabeça das pessoas que jovens poderiam estar inclusos também nesta população. Com um estilo de vida muito mais corrido, alimentação irregular rica em gorduras saturadas, açúcares e conservantes a base de sódio, corantes, bebidas a base de cafeína e energéticos, os jovens adultos tornaram-se um alvo fácil para hipertensão, que hoje em dia não escolhe idade para aparecer.

De acordo com as normativas da Organização Mundial de Saúde a OMS, os valores tidos como normais da pressão arterial estão entre <130/85 mmHg. A atividade física é fundamental para qualidade de vida do hipertenso, diversos estudos estão comprovando a eficácia dos exercícios na manutenção dos níveis de pressão arterial. Estes estudos indicam que o treinamento concorrente é o  mais  indicado  para   os hipertensos, combinando   exercícios   de força e exercícios  aeróbicos,   na mesma sessão de treinamento. Os resultados deste tipo de treinamento realizado de forma regular contribui para redução dos índices de pressão arterial em repouso.

A hipertensão pode ser evitada desde que se mantenha hábitos saudáveis ao longo da vida, evitando cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regulares. Estes hábitos saudáveis são fatores que irão reduzir a chances do aparecimento da doença. Caso você já seja hipertenso, é importante seguir à risca as recomendações médicas no que diz respeito a medicações e estilo de vida mais saudável. Visite seu cardiologista regularmente, faça aferições da pressão arterial com regularidade, procure um profissional de educação física para orientação dos treinamentos. Juntos somos capazes de reduzir esse número assustador.

Resultado de imagem para patient and doctor technology
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj