Clique aqui e fale conosco pelo Whatsapp
(51) 99279-9669
Corpo em Ação Ginástica Laboral Porto Alegre
CLIQUE E FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

Ginástica Laboral

Solicite Orçamento Gratuito

Programa de Ginástica Laboral e Atividades Físicas dentro das Empresas

O mundo vem passando por transformações de diversas ordens e aspectos. Dentre as várias transformações, podemos ressaltar o modo de vida dos indivíduos na sociedade como sendo um dos aspectos que mais sofreram modificações ao longo do tempo tanto no âmbito biológico, psicológico e social.


Outros aspectos que também podem ser destacados: a mecanização da indústria, a revolução tecnológica e a informatização dos serviços. Estes resultam nas diversas facilidades da chamada vida moderna e refletiram diretamente na maneira de viver das pessoas. massoterapia


A competitividade do mercado globalizado vem influenciando o comportamento dos mais variados segmentos empresariais. Por esta razão, muitas organizações têm buscado alternativas para melhorar o desempenho dos seus colaboradores e conseqüentemente driblar a crise que, via de regra, pode colocar em risco a sobrevivência de qualquer corporação. Dentro deste cenário, uma das modalidades que vem recebendo atenção diferenciada é a melhoria da qualidade de vida.


Freqüentemente as Doenças ou Distúrbios Ósteomusculares Relacionadas ao Trabalho (D.O.R.T. ’s) são causas de incapacidade laboral temporária ou permanente, prejudicando o trabalhador, o Empresário e até mesmo o País. Aqueles têm sua carreira ceifada no auge de sua produtividade e vêem sua vida desestabilizada pela doença. O Empresário tem seu quadro funcional alterado pela perda de um trabalhador em cujo treinamento fez investimentos, além de sofrer o ônus de ações judiciais.


Toda intervenção ergonômica visa obter melhorias no posto de trabalho, para promover o bem-estar do trabalhador. A avaliação dos riscos posturais e da predisposição ao desenvolvimento de lesões no ambiente de trabalho é importante para que possamos verificar se as condições laborais relacionam-se ou não à sua ocorrência e, a partir daí, atuarmos preventivamente.


De acordo com o INSS as D.O.R.T. ’s são a segunda causa mais freqüente de afastamento do operário do trabalho, além de individualmente causam muito sofrimento, incapacidade e longos períodos de interrupção ao labor.


O aumento da jornada de trabalho e a monotonia dos movimentos repetitivos têm levado o funcionário à fadiga. Devido ao pouco e inadequado descanso, a pessoa não se recupera totalmente, ocasionando problemas sérios, como é o caso da D.O.R.T.


As patologias musculoesqueléticas que podem provocar sintomas dolorosos são inúmeras, e o diagnóstico objetivo da localização das alterações que causam dor em um paciente com distúrbios musculoesqueléticos ocupacionais, baseado principalmente nas condições clínicas do paciente, nem sempre é fácil. A avaliação de um paciente portador de lesão provocada pelo trabalho engloba fatores musculoesqueléticos, psicossociais, ocupacionais e legais. laboral para empresas ergonomia e fisioterapia no trabalho.


As afecções de origem ocupacional que são características das D.O.R.T. ’s, acometem músculos, tendões, fáscias, sinóvias, ligamentos e nervos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração de tecidos, atingem principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço. São decorrentes do uso repetitivo de grupos musculares, manutenções de posturas estáticas, traumas crônicos, uso de ferramentas manuais. A incidência dessas lesões vem crescendo nos Países industrializados, onde o aumento da produtividade e a qualidade do produto são privilegiados em detrimento da preservação da saúde do trabalhador, devido à intensidade de ritmo, alta velocidade de movimentos repetitivos e falta de autocontrole no trabalho sobre determinado trabalho.


Posturas inadequadas, principalmente as chamadas extremas, que exigem contrações musculares estáticas e levam a sobrecargas gerais e ou específicas do sistema músculo-esquelético, constituem um dos fatores principais da origem da D.O.R.T. Outro grave problema postural causado por lesões musculares é a lombalgia.


Logo, é preocupação dos profissionais da saúde e do Empresário moderno a prevenção dessas patologias para evitar a ocorrência da doença e, quando inevitável ela, promover o tratamento. Disso se depreende que a PREVENÇÃO realmente proporciona RETORNO ao Empresário, sobretudo no aspecto econômico.


O que é Ginástica Laboral?


A Ginástica Laboral é uma prática de exercícios físicos realizados coletivamente durante a jornada de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Essa prática tem por finalidade prevenir doenças ocupacionais, bem-estar através da consciência corporal.


Acreditamos que na era da Qualidade Total onde o homem passa a maior parte do seu tempo no trabalho, é imprescindível a identificação e correção dos fatores de risco que possam promover a ocorrência de lesões no ambiente ocupacional, permitindo assim ao trabalhador um estado de bem-estar físico e mental necessários para sua produção ativa no processo produtivo.


Os benefícios fisiológicos da ginástica laboral no trabalho:



Objetivos Gerais do Programa de Ginástica Laboral para Empresas


Exercícios físicos feitos durante a jornada de trabalho têm por objetivo promover, desenvolver e aprimorar as qualidades físicas dos colaboradores, além de desenvolver a consciência corporal.


Objetivos Específicos do Programa de Ginástica Laboral para Empresa e Funcionários




Benefícios da Ginástica Laboral para Empresa e Funcionários



Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo, o Projeto “ Corpo em Ação” vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida. O projeto consiste basicamente em aulas/exercícios de aquecimento músculo-esquelético, alongamento, resistência muscular localizada e fortalecimento, que muitas vezes vem de encontro com reeducação postural e refinamento da coordenação motora., além da nossa equipe especializada em massoterapia que objetiva o alívio de dores e relaxamento muscular.



Público Alvo


Toda empresa que desenvolve um programa de qualidade de vida no trabalho, tendo o ser humano como maior patrimônio da instituição pode implantar o PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL, independente do número de funcionários ou setores envolvidos. Para cada cliente é desenvolvidos um projeto personalizado que tem início com um PROJETO PILOTO que posteriormente é adequado às necessidades específicas da empresa. A Ginástica Laboral pode ser dividida em:



Ginástica Laboral Preparatória

Ginástica realizada antes do início da jornada de trabalho, com duração de 10 a 15 minutos. Seu objetivo principal é aquecer os grupos musculares que serão solicitados no desempenho das tarefas dos funcionários, fazendo com que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho;



Ginástica Laboral Compensatória


Ginástica com duração menor, de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho. Isso faz com que se interrompa a monotonia do desempenho das funções, aproveitando as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e às posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais; a massoterapia é realizada neste segmento a fim de relaxar grupos musculares exigidos durante a jornada de trabalho.



Ginástica Laboral de Relaxamento


Alongamentos realizado ao término do expediente: Um dos seus objetivos é oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, prevenindo as possíveis instalações de lesões.

Solicite seu orçamento gratuito:

Fale Conosco