A Ginástica Laboral além da Prevenção das Doenças Ocupacionais

Vocês sabiam que a prática da Ginastica Laboral vai além da prevenção das doenças ocupacionais?

Com a chegada da Pandemia, muitas Empresas migraram para o formato Home Office e a preocupação em oferecer benefícios para s seus colaboradores se tornou uma das prioridades das Organizações. A Saúde e Qualidade de Vida se tornaram essenciais.

A Ginástica Laboral é uma estratégia utilizada para contribuir com a melhora e a conservação da saúde dos funcionários das organizações (RODRIGUES; SANTOS; ROSA, 2004). Com o emprego da Ginástica Laboral em períodos da Pandemia do Covid-19, almeja-se compensar os movimentos repetitivos, conscientizar os colaboradores para a manutenção das posturas corretas e melhorar os relacionamentos interpessoais dos colaboradores, sejam eles nas organizações empregadoras ou prestando serviços em “home office”.

Durante as sessões de exercícios orientados, os colaboradores preparam o organismo para o dia-a-dia de trabalho, assim como, utilizam as atividades como fonte reparadora de desajustes provenientes das tensões emocionais. Os colaboradores que possuem a ginástica laboral como ferramenta de melhoria da qualidade de vida no ambiente organizacional, podem utilizar esses momentos prazerosos para um descanso mental reparador, integração do grupo e motivação.

De acordo com Cañete (2001), a Ginástica Laboral, praticada com método, seriedade, competência e orientada por uma ética humanística, é uma aliada das condições físicas e mentais sadias, abrindo caminhos em direção à qualidade de vida no ambiente organizacional.

Marchesini (2016), reforça a autoestima do trabalhador, pois a atividade proporciona a conscientização da importância de seu trabalho frente à empresa.  Busca ainda, uma mudança em sua rotina, o que melhora a capacidade de concentração no trabalho. Além disso, ajuda a combater as tensões emocionais, o que também melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de total bem-estar, tanto físico quanto mental e social e, a ginástica laboral apresenta-se como um instrumento à disposição das empresas, cujo objetivo é a prevenção das doenças ocupacionais e seu elemento contributivo é a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores que se apresentam mais dispostos, interessados e motivados diante das atividades desempenhadas nas organizações e de seus colegas de trabalho.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj