A importância da água para a Saúde

Dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água, promover o consumo consciente e preservar esse recurso natural é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos na terra. A água é fundamental para a nossa saúde, usamos ela para tudo, seja para a ingestão in natura, preparo dos alimentos, para a higiene, produção de remédios, agricultura entre tantas outras funções na nossa vida e cotidiano. Nosso corpo é constituído cerca de 70% ou mais de água, por isso ela é tão importante para as nossas funções fisiológicas. Nosso sangue, pulmões, cérebro, músculos contém bastante água e para que todos funcionem bem é necessário ingerir uma quantidade considerável desse bem tão precioso.

Conforme o Guia Alimentar da População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde, podemos encontrar água no leite, frutas, verduras, mas não é o suficiente para uma ingestão adequada para o nosso organismo. Devemos ingerir entre 1,5L a 3L conforme as nossas atividades físicas, laborais, peso e idade do indivíduo.

A água tem como funções garantir a termorregulação, ou seja, manter a temperatura do corpo adequada, transportar nutrientes e oxigênio para as células, hidratar nossas articulações, auxiliar a absorver melhor os nutrientes. A falta da água em nosso organismo pode acarretar prejuízos para nossa saúde como o surgimento de cãibras, fadiga muscular, cansaço, desidratação, constipação, pressão sanguínea irregular, dores de cabeça entre outros.  Nosso corpo dá sinais quando fica sem água, esses sintomas são: sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo essencial que ela esteja bem clara.

Apenas pessoas com alguns problemas de saúde específicos como insuficiência cardíaca, hepática ou renal, podem ter restrições hídricas e devem seguir as recomendações dadas por médicos e nutricionistas. Caso você tenha dificuldade em beber água ou lembrar de beber, existem aplicativos para smartphones que emitem alertas para que você lembre, outra dica é colocar o despertador programado para a cada duas horas tocar e lembrar você de tomar água. Sem água a vida não existe!

Agua e Coronavirus:

É de extrema importância para a saúde higienizar as mãos e manter o corpo hidratado.

Cuide-se!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj