A importância da Atividade Física para a Saúde e Melhora da Qualidade de Vida

A atividade física regular promove a melhora da postura corporal, combate o excesso de peso e de acúmulo de gordura, menor propensão às doenças cardíacas, melhora do tônus muscular, reduz o estresse e a indisposição, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, melhora a autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, promove a redução dos índices de colesterol.

Os benefícios para a saúde são enormes, além disso, melhoramos a qualidade de vida por meio da atividade física, ela nos proporciona mais energia e disposição para as tarefas cotidianas. A atividade física traz também benefícios para a saúde mental; há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios. Sendo assim, a nossa concentração aumenta, consequentemente a produtividade no trabalho e nos estudos também.

O American College of Sports Medicine recomenda que todos os adultos saudáveis entre 18 e 65 anos de idade pratiquem atividade física aeróbica de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos por dia em cinco dias, totalizando 150 minutos por semana. A prática de atividade física é fundamental e muito importante para prevenção e tratamentos de doenças cardiovasculares e metabólicas como diabetes e as dislipidemias, também previne diversas doenças como AVC, infarto, osteoporose e entre outras.

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física, consulte seu médico, veja quais as atividades físicas você está apto a fazer. Procure um profissional de educação física para orientar seus treinos. Busque uma atividade que você goste, a chance de se sabotar praticando algo que não você não goste é alta, a maioria das pessoas desiste dos programas de atividade física por não gostarem do que estão praticando.

 Os exercícios físicos trazem benefícios a longo prazo, portanto não existe milagre, você  precisa ter foco e persistência para alcançar os resultados esperados.  

Bons treinos!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj