A importância da Ginástica Laboral no Ambiente de Trabalho

Vocês sabiam que o tema saúde e qualidade de vida no trabalho tem gerado motivo de preocupação entre os empregadores?  Nós já comentamos aqui, no nosso canal, que nesta Pandemia a saúde física e mental vem abalando muitas estruturas organizacionais. Cada vez mais, a procura por programas de promoção da saúde e qualidade de vida vem aumentando, e hoje, falaremos novamente da importância do programa de ginastica laboral.

Empresa de Ginástica Laboral

O trabalho pode gerar fortes impactos na saúde de um indivíduo e isso varia de acordo com o ramo em que se atua profissionalmente. No segmento industrial é o uso excessivo do corpo para desempenho das atividades. Como consequência, ocorre uma sobrecarga funcional musculoesquelética (como por exemplo carregar um botijão de gás), que pode levar ao adoecimento. Assim como, os indivíduos que tem em suas atividades, a baixa movimentação do corpo (sentado em frente ao computador), gerando elevada taxa de contração muscular estática, ou seja, “o músculo está contraído e não relaxa, fazendo com que não receba oxigênio e isto acarretar lesões e muita dor”. Visando combater estes fatores uma estratégia é a Ginástica Laboral, indicada para amenizar o desgaste postural e prevenir lesões osteomusculares relacionadas ao trabalho. (RODRIGUES, 2010)

De acordo com Lima, 2019, músculos tensos e encurtados contribuem, na maioria das vezes, para a má postura, dores articulares e/ou musculares, e restrição da circulação sanguínea, além de limitar a amplitude de movimento. A má circulação pode resultar em um aumento da fadiga muscular e diminuição do aporte adequado de oxigênio e demais nutrientes. A combinação desses fatores colabora ainda para o enfraquecimento muscular, o que pode aumentar as chances de lesões, cãibras e dores na coluna cervical e lombar.

 Gomez (2018) descreve que o trabalho e o lazer deveriam ser fontes de saúde para as pessoas e a organização social do trabalho deveria contribuir para a constituição de uma sociedade mais saudável, já que a promoção da saúde gera condições de vida e trabalho seguras, estimulantes, satisfatórias e agradáveis.

A atividade física orientada possui uma série de fatores benéficos para a saúde física e psíquica do homem. A Ginástica Laboral é uma adequação da atividade ao ambiente de trabalho e visa promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios. Portanto a prática da ginástica laboral objetiva favorecer ao trabalhador o autoconhecimento do corpo e suas possibilidades de movimento; compensar a musculatura solicitada constante e repetidamente durante a jornada de trabalho; proporcionar ao trabalhador a conscientização da mecânica postural correta e dos hábitos de postura corretos, entre outros. (CANDOTI, 2005)

Colaboradores ativos apresentam menor tendência de ficarem doentes e recuperam-se de modo mais rápido de eventuais problemas. Além de promover impacto positivo no estado de saúde das pessoas, o incentivo a um estilo de vida ativo e saudável vai ao encontro aos principais objetivos das organizações, aumentando a produtividade, a disposição dos envolvidos e a redução das queixas de dores e desconfortos, bem como uma esperada e possível redução dos afastamentos e atestados médicos. (LIMA, 2019)

Contudo, somente se conseguirá atingir esse nível de manutenção de um estilo de vida saudável na empresa se a saúde for incorporada como um valor estratégico para o negócio. Isso precisa ser disseminado desde a mais alta gerência até os demais níveis da organização. Criar ambientes de trabalho mais saudáveis, nos quais o bem-estar seja elemento perceptível e presente no funcionamento do negócio, já é caracterizado como um dos grandes desafios deste momento e dos próximos anos. (BRANCO, 2017)

Incentive a prática da Ginástica Laboral. Promova mais saúde e melhora da Qualidade de Vida de todos os trabalhadores da sua Empresa!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj