A Importância de Relaxar o Corpo e a Mente

Exercício de relaxamento imagens de stock, fotos de Exercício de  relaxamento | Baixar no Depositphotos

Vocês sabiam que um corpo saudável associado a uma mente relaxada influencia diretamente na melhora da qualidade de vida e na manutenção da produtividade ao longo da semana? Em tempos de Pandemia, o estresse se tornou um grande vilão para o adoecimento emocional. É preciso equilibrar o corpo e a mente para a manutenção da saúde física e emocional.

As pessoas estão vivendo de modo tão acelerado que não conseguem ao menos sentir o sabor dos alimentos durante as refeições. “Uma mente que trabalha dia e noite acaba se tornando fraca e sem brilho. Na melhor das hipóteses, consegue ser utilitária: você vai comprar vegetais, isso é útil. Mas não há poder nessa mente cansada para além disso”. (OSHO, 2002)

O relaxamento reequilibra o sistema nervoso autônomo diminuindo a dor e aumentando a sensação de bem-estar. Seu objetivo principal é permitir ter a sensibilidade da percepção (interior e exterior) para tomar decisões com responsabilidade. Poder unir o relaxamento do corpo e da mente no ambiente corporativo, bem como fora dele, pode parecer uma conciliação difícil, já que entendemos que as sensações de tranquilidade são diferentes do ato de trabalhar, e assim, muitas pessoas desconsideram que podem ter a habilidade de unificá-las e aliviar as tensões do cotidiano. O esgotamento físico e mental vai resultar em dias difíceis que tornarão a convivência com as colegas, amigos e familiares mais desagradável e menos gratificante.

A alteração fisiológica tem como finalidade alertar e preparar o indivíduo para enfrentar situações que ofereçam desafios, pois ao contrário, não iriamos reagir, mas sim, fugir! Essas reações são chamadas por Fontana (1991) de “Luta ou Fuga”, mas cabe a cada um, compreender que após ter cessado o estimulo de tensão, devemos dar atenção as sensações de relaxamento que tem função de devolver ao corpo o equilíbrio fisiológico.

A redução dos níveis de estresse se dá em um primeiro momento por “uma atitude mental” (PIRES, 1997), precisamos repensar as metas, não sobrecarregar o cérebro com atividades excessivas e diminuir a ansiedade. Praticar atividade física é um método natural de relaxamento (AMARAL 2006). No trabalho, a ginástica laboral é uma prática para prevenir diversas patologias e realizada nas empresas para preparar o colaborador para o trabalho, para compensar o estresse ou para relaxar após a labuta. (Ministério da Saúde, 2018)

Não devemos usar a reação relaxamento para fugir de nossas responsabilidades, nem das pressões externas, temos de encará-las e resolvê-las, porém de forma sensata e racional. (AMARAL, 2016). As pessoas tensas se desgastam demasiadamente, por isso manter-se habitualmente relaxado não significa ser preguiçoso, mas, saber como utilizar a energia pessoal sabiamente. (JACOBSON (1976).

ALGUMAS DICAS PARA RELAXAR E EQUILIBRAR O CORPO E A MENTE: 

  • Aprenda técnicas de respiração.
  • Ouça uma playlist relaxante.
  • Ative a memória afetiva, mantendo fotos de pessoas queridas ao alcance. Ver a imagem de alguém conhecido diminui os níveis de adrenalina, assim como libera endorfinas que causam bem-estar.
  • Faça uma xícara de chá. Se ela substituir o café, melhor ainda, já que a cafeína pode ter como efeito a inquietação.
  • Leia um bom livro.
  • Desligue seu celular por alguns minutos, uma vez que o excesso de informações pode deixar a mente carregada.
  • Alongue-se. Exercite-se. Pratique Ioga, Meditação ou aquela atividade física que lhe proporcione bem-estar para o corpo e a mente. Quanto antes você começar, maiores os benefícios a longo prazo.
  • Invista em uma bolinha anti estresse.
  • Assista a vídeos relaxantes.
  • Pense em algo pelo qual você é grato (a) todos os dias e faça notas, dessa forma pode se lembrar.
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj