A Importância do Profissional de Educação Física

No dia 01º de setembro de 1998 foi reconhecida pela Lei 9.696 a regulamentação da Profissão de Educação Física, a partir desta lei foram criados o conselho federal e os conselhos regionais, respectivamente CONFEF e CREF’S. Apesar da regulamentação ser recente, a profissão de educação física é bem antiga, tendo seu início nas academias militares e evoluindo para os estudos científicos ao longo das décadas ao redor do mundo.

 Mais do que formar professores a nível escolar, a educação física forma bacharéis, habilitados a prescrição dos mais diversos tipos de treinamentos baseados em estudo científicos atualizados, com conhecimentos profundos do funcionamento do corpo humano e de como cada tipo de exercício atua fisiologicamente, além de capacitá-los para administração de entidades públicas e privadas.  

Nosso corpo e nossa saúde são nossos bens mais preciosos, quando se trata deles não podemos brincar, saúde é coisa séria! As recomendações médicas atuais para manter a saúde em dia, são exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. O médico recomenda exercícios, mas sair por aí sem orientação de como executá-los de maneira correta, pode acarretar danos à saúde. Neste contexto, o papel do profissional de educação física é importantíssimo, pois só ele sabe a dose certa do exercício. O exercício físico é com um remédio; tem quantidade e tipo certo para cada um. Afinal, somos humanos, mas não somos  iguais; respondemos de forma diferente aos estímulos e  temos nossas próprias  características individuais. O profissional de educação física deve respeitar o princípio da individualidade biológica de cada aluno/paciente. 

 O exercício físico vai além da estética, alto rendimento (atletas), o exercício físico como falamos antes atua como um remédio, ele combate a obesidade, doenças cardiovasculares, depressão, alivia o stress, promove a integração, melhora a circulação e a capacidade cardiorrespiratória, melhora o sistema imunológico, atua na regulação hormonal. Pessoas que praticam atividade física tem mais amigos, se relacionam melhor no ambiente de trabalho. O mais importante é você praticar uma atividade que você goste de realizar, desde que com orientação de um profissional de educação física.

Você sabia que 90% dos colaboradores da Corpo em Ação são profissionais de Educação Física? Todos profissionais da nossa empresa são altamente capacitados e treinados para oferecer o que tem de mais atual em saúde ocupacional. A Corpo em Ação tem o maior orgulho dos seus colaboradores, que escolheram cuidar da saúde do próximo com muito amor e paixão pelo que fazem. Somos movidos pelo amor a atividade física e a saúde. Desejamos a todos os colegas Profissionais de Educação Física um excelente dia 1º de setembro, repleto de sucesso e grandes realizações.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj