A música e a nossa saúde

Vocês sabiam que ouvir música faz bem para a saúde?

Os benefícios da música para a mente e o corpo são diversos. Ouvir uma canção não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Confiram algumas dicas que preparamos para vocês:

Andrade júnior, em seu artigo publicado na Revista de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro em 2018, o exercício musical fomenta o progresso cognitivo, a atenção, a memória, a destreza motora e cria unidade entre linguagem, música e os movimentos”. Esta prática exerce grande influência nas pessoas por estimular o afeto, a socialização, os movimentos do corpo, além de desenvolver no ser humano seu lado criativo, motivacional, sensorial como o tato e audição e entre outros sentimentos que relaxam e promovem conforto”.                                                                                           

Um estudo atual feito na Finlândia confirmou que “a música clássica é o gênero ideal para se ouvir enquanto estudamos, pois melhora a concentração através da alteração de atividades cerebrais que aumentam os neurotransmissores sinápticos. Isso garante mais capacidade de memória e de aprendizagem”. (Sociedade Artística Brasileira)                   

De acordo com Miranda Pontes, da Sociedade Artística Brasileira, “a música pode nos trazer muitos benefícios, mas é importante deixar de lado opções cantadas e focar em canções instrumentais para que não haja distrações e perda do foco. Cantarolar durante as atividades de trabalho, só gerará maiores distrações”.                                                                      

Músicas agitadas também podem prejudicar o rendimento. Elas causam ansiedade e excitação, ou seja, é preciso tomar muito cuidado ao escolher a trilha sonora. Por isso, a música clássica é a correta, já que, em volume baixo, ela ajuda a manter um estado de “vigília relaxada”, em que você se mantém calmo, porém atento e focado. Mozart, Bach, Beethoven e Vivaldi são alguns dos compositores mais ouvidos durante os estudos.            

Dependendo do momento ou da emoção que se pretende despertar, podemos ouvir uma música e cantá-la, ampliamos o repertório de palavras e aprimorando a dicção. Quem é movido à música sabe que ela é capaz de mudar nosso estado de espírito e também nos fazer muito feliz!!!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj