Alimentação e Saúde da Mulher

Tanto as mulheres quanto os homens devem desfrutar de uma variedade de alimentos, como grãos integrais, frutas, verduras, gorduras saudáveis, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura. Mas existem necessidades nutricionais especiais para as mulheres, principalmente durante algumas fases da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais.

A mulher passa por diversas alterações hormonais ao longo da vida, influenciando no humor, corpo e no metabolismo, especialmente durante o ciclo menstrual. A alimentação para mulher pode ajudar em algumas fases.

Confiram algumas dicas:

1.TPM

Com a queda da serotonina, é importante dar ênfase em nutrientes como o magnésio e o ácido fólico, assim como a vitamina B (presente em cereais integrais, castanhas, feijão e outros grãos). Esses alimentos evitam também alguns sintomas da tensão pré-menstrual como inchaço e dores de cabeça.

2. Gestação

É fundamental a boa nutrição da mulher na gestação, principalmente focada em nutrientes essenciais como a vitamina B9, presente em cereais integrais e fortificados; a proteína, presente nas carnes ou na soja e alguns legumes; ferro, cálcio e vitamina D.

3. Após os 30 anos

Nessa fase da vida, a produção de colágeno diminui. O ideal é complementar a alimentação para mulher com alimentos ricos em vitamina C. Ela potencializa a produção do colágeno em até oito vezes. Alimentos como abacaxi, laranja e kiwi são os mais indicados. Nessa fase também começa a perda de ferro, é ideal que comece a suplementação alimentar para repor esse nutriente.

4. Menopausa

É necessário tomar cuidado com os níveis de cálcio e vitamina D nessa fase da vida. Para isso, é importante que haja suplementação com alimentos se necessário. Alimentos lácteos podem ajudar a suprir o cálcio. É interessante também aumentar o consumo de fibra nessa época, reduzindo o risco de várias doenças. Pode-se obter esses nutrientes de frutas frescas, grãos integrais, vegetais e legumes. Outra vitamina importante nessa fase é a B6, que pode ser suplementada com alimentos como grão-de-bico, frango e peixe.

Câncer de Mama e Osteosporose

Um estudo realizado em Boston descobriu que as mulheres que consomem pelo menos duas porções de vegetais por dia têm 45% menos de chance de desenvolver câncer de mama. Esses alimentos são ricos em glucosinolatos, aminoácidos com função importante tanto na prevenção quanto tratamento da doença.

O principal causador da Osteosporose é a deficiência de cálcio. Para suplementar a quantidade necessária desse nutriente, é ideal ingerir alimentos como leite, iogurte, sardinha, queijo tofu.

Atenção: Para saber a quantidade de consumo diário dos alimentos citados acima, é importante salientar que as pessoas apresentam diferenças nos seus biotipos, pesos, alturas e gastos calóricos diários. Neste caso, é importante consultar uma Nutricionista para uma avaliação e prescrição de uma alimentação adequada para cada um.


Além da alimentação balanceada, praticar exercícios físicos com regularidade é parte importante da saúde da mulher. A atividade diária auxilia no controle do peso, da força muscular e gestão do estresse. Por isso, uma avaliação com um profissional da Educação Física também é importante.

Referências:  

Mãe de Deus Center.

Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo. 

Academia de Nutrição e Dietética (EUA). 

Ministério da Saúde.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj