Alimentação no Verão – Dicas e Cuidados para evitar o Mal-Estar.

Vocês sabiam que a sensação de mal-estar que hostiliza muitas pessoas no verão pode ocorrer por causa da energia concentrada para a digestão? A digestão torna-se mais lenta e a temperatura do corpo vulnerável. Como o organismo, neste período, concentra grande parte de energia para a manutenção da temperatura corpórea, é importante saber consumir alimentos que não irão interferir na energia para a digestão.

Resultado de imagem para adequação alimentar

Ao contrário do inverno, no verão o nosso corpo precisa de menor quantidade de energia. Consumir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar o seu funcionamento. As altas temperaturas representam um inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés.

Devido as temperaturas elevadas, é comum que o apetite diminua, provocando também indisposição, nestas situações damos prioridade aos líquidos pela fácil aceitação do organismo quando estamos indispostos. A falta de hidratação pode trazer consequências indesejáveis como fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza entre outros. Sentir sede já pode ser um pequeno sinal de desidratação. Manter a hidratação em dia é fundamental, aproveite a época e inclua sucos na dieta, além de hidratar repõe as energias e é altamente nutritivo. Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool atrapalha interfere na hidratação do organismo e no funcionamento dos rins, impedindo as toxinas de deixarem o organismo facilmente.

Evite os alimentos gordurosos nesta época do ano, o consumo desses alimentos dificulta a digestão, comprometendo parte da nossa energia. Esta energia o nosso organismo usa para manter a temperatura ideal do corpo. Esse desvio de energia é o que provoca o mal-estar, principalmente em dias que a temperatura está muito alta. Os alimentos mais indicados para serem consumidos no verão são as frutas, verduras e leguminosas. Assim como as fibras, cereais e grãos que auxiliam a digestão. Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese).

Alimentos industrializados, embutidos e conservas não são indicados para o consumo, pois a concentração de sal é elevada e isso não faz bem à saúde. A nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mônica Fernandez, recomenda que o consumo de sal nesta época do ano seja moderado para diminuir os riscos de pressão alta e retenção hídrica.  Sendo assim, evite os alimentos industrializados como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados. Modere nos açúcares e doces.

Ao comer fora de casa fique atento às condições de armazenamento e condições dos alimentos, é de extrema importância que estejam bem acondicionados e refrigerados, com o calor a proliferação de bactérias aumenta podendo contaminar os alimentos e causar danos à saúde. Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos a temperatura ambiente. Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. É na boca que começa o processo de digestão. Mastigar bem, além de fazer você apreciar o sabor do alimento, ajuda seu corpo a digerir o alimento e evitar aquela sensação de mal-estar no estômago.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj