Alimentação no verão

Como estão os hábitos alimentares de vocês neste verão?

Na estação mais quente do ano devemos ter alguns cuidados especiais. No calor, as práticas alimentares saudáveis são fundamentais para nos sentirmos mais dispostos e com a saúde 100%.

A nossa Nutricionista Luciana Medeiros está trazendo várias dicas.

  • Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, as verduras e os legumes, por serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, atuam também como antioxidantes e na imunidade, além de serem alimentos refrescantes. Coma sem medo!
  • O consumo das folhas verdes e legumes (de preferência crus) são livres. Ao temperar as saladas, dê preferência ao azeite de oliva extra virgem, ao limão, ao vinagre e aos molhos à base de iogurte, evite a maionese e os molhos prontos (ricos em gorduras e sódio).
  • Os cereais integrais também são boas opções para o verão, fontes de nutrientes que fornecem energia e fibras que dão mais saciedade, o que ajuda também para quem busca uma mudança na composição corporal. Opte por pães e grãos integrais – evite doces, massas e açúcar refinado.
  • Os ovos e a carnes brancas (frango/ suíno/ peixe) são as fontes de proteína animal mais indicadas para essa época, por serem são mais facilmente digeridas, além de serem mais saudáveis, quando comparadas a carne vermelha. Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras, que tornam a digestão da preparação mais lenta, além de não combinar com o clima quente do verão.
  • Ainda, podemos optar pelos alimentos fontes de proteína vegetal, como as leguminosas. No verão, este grupo de alimentos vem bem sob a forma de saladas (salada de feijão branco, lentilha, ervilha, grão de bico).
  • As altas temperaturas favorecem a perda hídrica por meio do suor. Dessa forma, a recuperação com água deve ser constante, já que o resfriamento do corpo é realizado por meio da produção de suor, que aumenta à medida em que nos movimentamos, andamos e na prática de exercícios físicos. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie.
  • Os líquidos devem estar presentes a todo o momento para que possamos nos manter bem hidratados. No verão, além da nossa querida água, os chás e os sucos naturais são bem-vindos, mas vale lembrar que o suco contém calorias, por isso, para torná-lo menos calórico e saudável, não acrescentar açúcar.
  • Água mineral, água com gás, água de coco – todas são opções válidas para nos hidratarmos. A água com gás é uma opção, mas contém substâncias químicas não muito indicadas para ser usada com frequência. A água tônica tem açúcar e aditivos químicos que em longo prazo podem causar doenças. Já os isotônicos são mais indicados para praticantes de exercícios físicos que precisam repor a energia e eletrólitos de forma mais rápida e fácil.
  • Delicie-se neste verão com que a natureza nos proporciona – tudo que vem da natureza é a melhor opção. Só depende de você e das suas escolhas.

Por uma vida melhor e com saúde, bora ser feliz!!!

Nutricionista e Profissional da Educação Física Luciana R. Medeiros
Especialista em Fisiologia do exercício e Nutrição esportiva

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj