Alimentos essenciais para a saúde do homem

Novembro é o mês em que nos dedicamos a promoção dos cuidados com a saúde do homem.  Os homens vão menos ao médico e são um tanto mais relapsos no cuidado com a alimentação do que as mulheres, conforme dados do Ministério da Saúde. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino, conforme a OPAS/OMS (Organização Mundial da Saúde).  

Mais do que uma questão cultural, a alimentação dos homens, ao contrário da alimentação das mulheres, requer alimentos que estimulem a produção de dopamina e por isso os homens tem uma predileção por alimentos ricos em proteína animal, bebidas alcoólicas e alimentos mais amargos. Também, seu organismo possui como característica uma maior porcentagem de massa muscular, logo são metabolicamente mais ativos, exigindo mais energia, ou seja, de maior ingesta calórica.

Ofator nutricional está intimamente ligado ao Câncer de Próstata: obesidade,carência de vitamina D, consumo de álcool, dieta rica em gordura são fatores derisco para o surgimento da doença. A ingestão de alguns nutrientes é fundamentalpara prevenir esse mal que atinge os homens, são eles: Selênio, Vitamina E,Licopeno e ômega 3.

Sabemos que uma alimentação equilibrada já é 50% do caminho para uma vida mais saudável, em conjunto com uma rotina de exercícios físicos, sono regular, evitam diversas doenças e combatem o stress.

A Corpo em Ação separou uma lista de superalimentos que irão auxiliar na manutenção da saúde do homem e auxiliar na prevenção do câncer de próstata:

– Brócolis, leite, alho, cebola, peixes gordurosos, nozes, linhaça, aveia, tomate.

Ainclusão destes alimentos na rotina irão auxiliar na prevenção de doenças emanter um estilo de vida mais saudável. Não deixe de procurar seu médico e um nutricionista. O nutricionista  é o profissional capacitado para montar umprograma alimentar adequado com as suas necessidades nutricionais.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj