ANDAR DE BICICLETA, VAMOS LÁ?

Vocês sabiam que no dia 3 de junho se comemora o Dia Mundial da Bicicleta?

Simples, prática e eficiente, a bicicleta é um meio de transporte secular utilizado por milhões de pessoas a cada dia, seja por lazer, trabalho ou atividade física. Por conta da crise sanitária internacional, a bike tem um papel ainda mais inspirador no cenário pós-pandemia, a tendência cresce cada vez mais no Brasil e no Exterior.

Dia 3 de junho se comemora o Dia Mundial da Bicicleta.

Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas.

Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável.

Vantagens da bicicleta

O primeiro meio de transporte de muita gente faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade.

Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial. Em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo Portugal se veem cada vez mais bicicletas na estrada, sobretudo ao fim de semana.

Alguns fatores que tornam a bicicleta uma tendência no Brasil e no mundo:

1 – Políticas públicas

Como medida de prevenção ao Covid-19, alguns países têm incentivado a população a fazer os deslocamentos diários por meio da bicicleta. Na França, por exemplo, as autoridades locais criaram um fundo de 20 milhões de euros. Este montante inclui um incentivo para que haja manutenção de bicicletas usadas.

2 – Conteúdos especializados

Por ser um segmento bastante técnico, iniciativas que consigam entender e atender as necessidades de ciclistas, desde iniciantes até os profissionais, têm ganhado espaço no Brasil. Por exemplo, a startup ‘semexe’, especializada na venda de bikes usadas e novas pela internet, além de acessórios, teve o melhor desempenho da sua história nos últimos três meses. O fato de ter um grupo de experts no atendimento e ser focada no esporte ajudou a alavancar as ações.

3 – Atividade física

Devido ao isolamento social, muitas pessoas adaptaram a prática esportiva para dentro de casa. Por meio de acessórios, como rolos, os amantes da bicicleta puderam pedalar, mesmo sem sair do lugar. O aplicativo Zwift, que simula ambientes ao ar livre e competições de modo virtual, também ascendeu em número de downloads. O triatleta Igor Amorelli, por exemplo, utiliza no dia a dia.

4 – Aumento da procura

Na segunda quinzena de maio, o jornal The New York Times publicou uma matéria sobre o crescimento exponencial de compradores de bicicleta em determinadas regiões dos Estados Unidos. As vendas de bikes de lazer, por exemplo, cresceram 121%. No Brasil, a tendência se repete. De acordo com dados da ‘semexe’, há ascensão na busca pelos produtos, principalmente de mountain bikes e elétricas. Ao todo, a plataforma teve 223% de crescimento no período.

5 – Interesse pelo esporte

Segundo colocado no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), Henrique Avancini é o grande nome da história do ciclismo no Brasil. Campeão mundial de maratona XCO e detentor dos principais recordes do esporte no País, o ciclista fluminense assim aumentou a exposição da modalidade por conta dos bons resultados e das ações sociais promovidas. Prova disso é que a Copa do Mundo de MTB conta com transmissões ao vivo, de graça, pela internet, em português, por meio da Red Bull TV.

6 – Benefícios à Saúde:

A bicicleta tem o poder de transformação. Andar de bicicleta é uma fonte de benefícios social, econômico e ambiental, além de promover benefícios para a saúde também, confiram:

– Emagrecimento;

– Fortalecimento muscular;

– Promoção do bem-estar;

 – Aumenta o fôlego;

– Não prejudica as articulações;

– Reduz o colesterol;

– Ajuda a prevenir e controlar o diabetes;

–  Controla a pressão arterial;

–  Melhora a coordenação motora;

–  Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite.

Que tal unir o útil ao agradável e começar a aderir à prática?

Bora então? Boa sorte!

Fonte:

-https://bikeaospedacos.com.br/2020/06/03/dia-mundial-da-bicicleta-5-fatos-que-a-tornam-tendencia-pos-pandemia/

-https://www.gazetaesportiva.com/mais-esportes/confira-5-fatos-que-tonam-a-bicicleta-uma-tendencia-pos-pandemia/#foto=2

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj