Ansiedade X Fome

Algumas vezes você já pensaram em devorar uma barra de chocolate ou um pote de doce de leite? Ahhh confessem, vocês já fizeram isso, não é mesmo? Isso é mais comum do que parece, descontar nossas frustrações e expectativas na comida. Esta vontade descontrolada de comer é conhecida como ansiedade. Este desejo incontrolável, normalmente é por açúcar, ou seja, os alimentos favoritos para “passar” a vontade são os doces e carboidratos. Isso ocorre porque quando digerimos o açúcar e os carboidratos, liberamos um hormônio neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Logo após saciado o desejo, somos tomados por um sentimento de arrependimento por ter ingerido um alto número de calorias.

O que é ansiedade?

No dicionário o significado de ansiedade é aflição, mal-estar psíquico e físico. Podemos definir também como sensação desagradável, agitação interior, normalmente antecede eventos importantes. A ansiedade é um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como ameaçadora. Ansiedade não é o mesmo que medo. O medo é uma resposta a uma ameaça real ou percebida, enquanto a ansiedade é a expectativa de uma futura ameaça.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), este é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Podemos ter eventos de ansiedade assim como podemos desenvolver o Transtorno da Ansiedade, que são coisas diferentes. Estudos mostram que o transtorno está ligado aos neurotransmissores que proporcionam ao cérebro a sensação de bem-estar e felicidade, como serotonina, dopamina e norepinefrina. Mas não apenas isto; fatores genéticos, qualidade de vida, alimentação e rotina de estresse também estão relacionados ao desenvolvimento da ansiedade. Aprendemos a controlar a ansiedade quando descobrimos seus gatilhos. Uma das melhores ferramentas atuais para lidar com os momentos ansiosos é a psicoterapia.

Mas porque comemos e sentimos fome quando estamos ansiosos?

A fome nada mais é do que um dos gatilhos da ansiedade, é um dos sintomas que somado a outros como alterações no sono, medo eminente, preocupações excessivas, tensão muscular, inquietações e perfeccionismo, podem vir desencadear o transtorno da ansiedade. A ansiedade que leva muitas pessoas a comer frequentemente está ligada a sentimentos de culpa, baixa autoestima, vergonha, insatisfação, frustração e remorso. A comida funciona como uma espécie de muleta ou válvula de escape para superar essas sensações desagradáveis. Devemos ter um cuidado especial quanto a este sintoma. A fome ainda pode desencadear outro transtorno, o da compulsão alimentar que leva a outros transtornos como bulimia, anorexia, depressão e obesidade. 

O que podemos fazer para controlar a fome da ansiedade?

Primeiro passo é tratar a ansiedade com psicoterapia. Procurar fazer lanches saudáveis, não ficar muitas horas sem se alimentar, praticar atividade física é fundamental pois liberamos os mesmos hormônios quando comemos doces. A nossa mente precisa de cuidados tanto quanto o nosso corpo.  Não é novidade que a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para saúde mental e do corpo. Uma mudança no estilo de vida também é essencial para combater a ansiedade, além da prática de atividade física ,  alimentação equilibrada, vida social, atividades de lazer que proporcionem prazer, diversão, estar em família e com os amigos.                    

Organize a sua agenda, isso evita que você fique ansioso com o que irá fazer, o planejamento evita a ansiedade e futuras surpresas. Tente fazer as refeições acompanhado e não utilize a comida como recompensa.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj