Atividade física na prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre homens, e também, é particularmente desafiador, pois é uma doença muito diferente em cada indivíduo.

Diversos estudos e testes identificaram que a prática de exercícios físicos isoladamente reduz em 25% a chance de desenvolver câncer. Um único hábito de vida é capaz de evitar 1 em cada 4 casos de câncer.

A Johns Hopkins Medicine, localizada em Baltimore, EUA, desenvolveu novas pesquisas afirmando o poder da atividade física no combate ao câncer de próstata. Segundo o urologista Michael Hiroshi, esportistas que são regulares no ritmo treinos, têm menor chance de desenvolver câncer de próstata.

Já em outra pesquisa verificou-se que, o ganho de peso em homens que já passaram por tratamento, pode aumentar o risco da doença voltar a acometê-los. A obesidade pode interferir nas ferramentas de rastreamento do câncer de próstata, tornando mais difícil detectar com maior eficiência essa doença precocemente.

Um total de 548 pacientes morreram durante o estudo, 1/5 deles como resultado direto do diagnóstico de câncer de próstata. Mas a equipe de pesquisa constatou que quanto mais ativos eram os pacientes, quanto mais horas os pacientes se dedicavam a exercícios vigorosos, melhores eram os resultados em termos de sobrevivência.

O profissional de Educação Física Flávio Leal explica que a prática de atividade física regular, orientada por um profissional de Educação Física, é importante pois atua no microambiente tumoral. “A Atividade física irá fazer uma reprogramação metabólica. Células de câncer necessitam de ATP (Adenosina Trifosfato) para suportar suas demandas energéticas de hiperproliferação. Em função disso, seu metabolismo torna-se mais glicolítico. O exercício físico diminui as concentrações de lactato no Micro tumor ambiental, evitando a formação do tumor”.

HÁBITOS SAUDAVEIS NA PREVENÇÃO

Um único hábito de vida é capaz de evitar 1 em cada 4 casos de câncer. Da mesma maneira, adotar uma dieta rica em grãos integrais, verduras, legumes, frutas e um consumo controlado de álcool, carne vermelha, processada e defumada, é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Não existe estudo que diga que um tipo de exercício físico é melhor que outro na prevenção do câncer de próstata. Estas avaliações são individuais e devem ser feitas por um profissional qualificado, levando em consideração as características de cada pessoa, gênero, idade, peso, altura, doenças prévias, etc. O importante é a constância dos bons hábitos de vida.

Conheça o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, nele você encontra muitas informações e dicas que poderão contribuir para uma vida fisicamente ativa. 

Fonte:

https://cref1.org.br/novembro-azul/a-atividade-fisica-como-aliada-na-prevencao-do-cancer-de-prostata/

https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/atividade-fisica

– Felipe Ades MD PhD – Oncologista Clínico

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj