AVC – Acidente Vascular Cerebral

Você sabia que o AVC é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para o infarto? De acordo com o Ministério da Saúde, um brasileiro morre a cada cinco minutos em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil óbitos por ano.

Afinal, o que é AVC? AVC é a sigla utilizada para abreviar Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais homens do que as mulheres, e é a maior causa de incapacitação no mundo. Cerca de 70% das pessoas que sofrem um AVC não retornam ao trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.

O AVC é dividido em dois tipos, Isquêmico e Hemorrágico.

AVC Isquêmico: Quando um coágulo ou placas de gordura interrompem o fluxo de sangue para alguma região do cérebro. É o mais comum representando 85% dos casos.

AVC Hemorrágico: causado por um sangramento por hipertensão arterial ou ruptura de um aneurisma, por exemplo. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

Os fatores de risco para o AVC são: Hipertensão, Diabetes tipo 2, Colesterol alto, Sobrepeso, Obesidade, Tabagismo, Uso excessivo de álcool, Idade avançada, Sedentarismo, Uso de drogas ilícitas, Histórico familiar, sexo masculino. As causas do AVC hemorrágico além da pressão elevada deve se levar em consideração estes fatores: Hemofilia ou outros distúrbios coagulação do sangue; Ferimentos na cabeça ou no pescoço; Tratamento com radiação para câncer no pescoço ou cérebro; Arritmias cardíacas; Doenças das válvulas cardíacas; Defeitos cardíacos congênitos; Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), que pode ser provocada por infecções a partir de doenças como sífilis, doença de Lyme, vasculite e tuberculose; Insuficiência cardíaca e Infarto agudo do miocárdio.

Como saber se estou tendo um AVC? O AVC gera uma dor de cabeça súbita e muito forte, mas os sinais diferenciais são alterações nos movimentos e cognição. Quanto mais rápido o resgate, menor o risco de danos ao cérebro. Os médicos alertam para fazer o teste SAMU:

  • Sorriso (peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe)
  • Abraço (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move).
  • Música (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras).
  • Urgente (chame o 192, serviço de urgência)

Uma mudança no estilo de vida pode prevenir o AVC, ter hábitos saudáveis, uma dieta equilibrada, não fumar, beber de forma moderada, praticar exercícios físicos, dormir bem, não utilizar drogas ilícitas, manter o peso ideal, a glicose e a pressão arterial sempre monitoradas. O atendimento para AVC é fornecido na rede pública de saúde (SUS) desde o socorro através do SAMU, internação e pós internação e medicações.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj