Benefícios do Chimarrão

Uma das principais bebidas favoritas dos gaúchos e sulistas é o chimarrão, com a chegada da Semana Farroupilha, no Estado do Rio Grande do Sul,  não poderíamos deixar de comemorar a data sem falar desta tradição. Os índios Guaranis, que viviam no Rio Grande do Sul, tinham o costume de cultivar a erva mate e preparar o chá em uma cuia de porongo, com a utilização de um canudinho feito de taquara ou bambu. Com o tempo, este canudo de bambu evoluiu para as bombas atuais feitas de metais nobres como prata ou ouro, mas ainda, algumas pessoas mais tradicionais, cultivam o hábito das bombas de bambu e taquara.

O chimarrão traz diversos benefícios à saúde, um deles é a socialização, pois o chimarrão passa de mão em mão.  Tradicionalmente é feito uma roda para compartilhar a bebida, o dono da casa bebe o primeiro e passa para a pessoa a sua esquerda. Existem algumas regrinhas para beber o chimarrão, entre elas roncar a bomba, não passar o mate pela metade, e é deselegante dizer que a água está muito quente. Esta socialização que o chimarrão proporciona é fundamental para manter as relações interpessoais.  Aqui no Rio Grande do Sul é muito comum em algumas empresas o consumo seja solito (o ato de beber sozinho) ou realizar uma roda entre os colegas durante o expediente. O Chimarrão quando se bebe sozinho é um ótimo companheiro para reflexões pessoais, assim como quando consumido em grupo, fortalece as amizades e estreita os laços.

Fonte de vitaminas o consumo do chimarrão promove uma série de benefícios à saúde e bem-estar, é possível encontrar diversos compostos benéficos para o nosso organismo como a vitamina A, B1, B2, C e E, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio e potássio. Estes compostos benéficos auxiliam a nossa saúde de diversas formas como: combate ao envelhecimento precoce e aumento da disposição física e mental. A bebida também possui antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e doenças como o câncer.

Outro benefício do chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, portanto, contribui para acelerar o metabolismo. O Chimarrão protege o coração, os polifenóis contidos na bebida diminuem a quantidade de gordura nas artérias, o que melhora a circulação de sangue e protege o coração de riscos futuros. Também o chimarrão ajuda a eliminar o cansaço e a fadiga, pois a bebida é rica em cafeína, um tipo de alcaloides.

O chimarrão também diminui o colesterol ruim (LDL), ele é capaz de diminuir este tipo de colesterol, melhorando a saúde do fígado da pessoa. O consumo do chimarrão estimula a prática da atividade física, melhorando a disposição, além de aumentar a força muscular, o gasto energético e promovendo sensação de bem-estar e vigor.

Aproveite os benefícios do chimarrão, para compor a sua dieta, é importante reforçar que ele não substitui o consumo de água natural. Por ser uma bebida diurética é importante manter a hidratação com água em temperatura ambiente ou gelada como de costume.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj