Câncer de Próstata e Hábitos Saudáveis

Alusivo à Campanha Novembro Azul preparamos dicas de hábitos saudáveis para prevenção do câncer de próstata. Segundo especialistas, medida mais eficaz para prevenção de câncer no homem é a adoção de hábitos saudáveis.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta para 65.840 casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022, sendo que esse é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina.

CAUSAS

 Segundo a Dra. Pamela Carvalho Muniz , oncologista da Oncoclínicas São Paulo. Há fatores que podem aumentar o risco do câncer de próstata, entre eles a idade. “Sabemos que a chance de ter a doença aumenta com o envelhecimento do indivíduo, sendo uma doença muito mais frequente após os 60 anos”, diz a oncologista.

A obesidade e o histórico familiar da doença também são aspectos que podem aumentar as chances de surgimento do problema.

A PREVENÇÃO

 A prática regular de atividade física é fundamental para reduzir o risco de desenvolvimento da doença, assim como pode ajudar os pacientes que foram diagnosticados com o problema e estão em tratamento.

“Não podemos afirmar que a prática de exercícios físicos irá impedir 100% o desenvolvimento do câncer de próstata, afinal, existe a predisposição genética. Mas, a literatura científica nos mostra que os exercícios físicos contribuem para uma melhora geral do quadro de saúde e redução do risco de desenvolvimento de tumor, especialmente em relação a pessoas com comportamento sedentário”, diz o mestre em fisiologia do exercício e diretor técnico das academias Bodytech, Eduardo Netto.

“Cada vez mais, faz parte da rotina do oncologista incluir a orientação da prática de atividade física como parte da prevenção de muitos tipos de câncer, entre eles o câncer de próstata, mama, intestino e endométrio, por exemplo”, completa a Dra. Pamela.

Além de melhorar a força muscular e prevenir a perda da massa óssea, a prática de atividade física por pelo menos 15 minutos diariamente pode melhorar o cansaço, a fadiga e a capacidade cardiorrespiratória.

“De acordo com as Diretrizes da American Cancer Society, realizar mais atividade física é um comportamento associado à redução do risco de desenvolvimento de vários tipos da doença, incluindo câncer de mama, próstata, cólon e endométrio”, enfatiza o profissional de educação física Eduardo Netto.

Para os pacientes que já são diagnosticados com câncer, o exercício físico ajuda a lidar com os efeitos colaterais dos tratamentos (quimioterapia, hormonioterapia) e promove melhores taxas de sobrevida.

” A prática de exercício demonstrou ser eficaz para neutralizar sequelas do tratamento, bem como melhorar a saúde mental e a qualidade de vida”, pontua Eduardo.

“É importante lembrar que a orientação e a escolha da melhora atividade física para cada paciente deve ser discutida em consulta médica e personalizada para cada paciente de acordo com a extensão da doença e condição clínica atual”, alerta a oncologista.

Informações sobre a saúde do homem


Os portais do INCA e do Ministério da Saúde apresentam informações valiosas para a população sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, que enfatizam que cuidar de si também é coisa de homem.

Com apoio técnico do INCA, o Ministério da Saúde lançou em seu portal a página Câncer de próstata; causas, sintomas, tratamento e prevenção. O INCA disponibiliza a cartilha Câncer de próstata.

https://www.inca.gov.br/imprensa/medida-mais-eficaz-para-prevencao-de-cancer-no-homem-e-adocao-de-habitos-saudaveis

Fonte:
www.inca.gov.br
www.terra.com.br
www.gov.br/saude/pt-br

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj