Como a higiene pode melhorar o sistema imunológico

As mãos são a porta de entrada para diversos microrganismos prejudiciais a nossa saúde, apesar de termos o hábito de lavar as mãos, a maioria das pessoas não realiza a lavagem de modo correto. Segundo uma pesquisa realizada pela Michigan State University, nos Estados Unidos, nem mesmo 5% da população mundial higienizam as mãos corretamente. Por incrível que pareça a imunidade aumenta quando lavamos as mãos de forma correta, esses microrganismos encontram uma barreira quando estamos com as mãos higienizadas, ou seja, quanto mais tempo passamos com as mãos limpas, menor será a contaminação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças como a diarreia poderiam ser evitadas e reduzidas em até 40% se todas as pessoas lavassem adequadamente as mãos. Diversas e novas epidemias estão a solta pelo mundo, e o melhor jeito de preveni-las é bloqueando a porta de entrada, ou seja, as mãos. Usamos as mãos para tudo, elas são a nossa maior via de contato com o mundo. Através delas nós fazemos milhares de coisas, cumprimentamos, fazemos carinho, trabalhamos, tocamos em         objetos, alimentos e muitos outros e  após,  coçamos os olhos, aparamos espirro e a tosse, usamos o banheiro. E quantas vezes você esquece de lavar as mãos em meio a tantas atividades?! É importante lavar as mãos, principalmente, antes de se alimentar e preparar alimentos, após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais e manusear o lixo, assim como antes  e depois de  cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas.

O álcool gel é um ótimo aliado no combate às bactérias, prático e eficaz, é bom levar um frasco sempre à mão quando não temos acesso a uma torneira com água e sabão. Da mesma forma que as mãos estão a mercê dos microrganismos, os nossos objetos de uso pessoal também estão. Portanto é importante você higienizar também seu aparelho celular, teclado, direção e câmbio do carro, entre outros.

Para uma higienização adequada das mãos você deve seguir os seguintes passos: Abra a torneira e molhe as mãos, passe sabão, lave bem as palmas e o dorso das mãos, esfregue entre os dedos, esfregue a polpa dos dedos, lavando bem as unhas, lave também os punhos e polegares. Feche a torneira com auxílio de uma folha de papel toalha, utilize o papel toalha para abrir a porta do banheiro, e se possível finalize o processo com álcool gel.

Lavar as mãos salva vidas, evite coçar os olhos, e aparar espirros e tosse com as mãos nuas, utilize lenços de papel descartáveis para esse fim.

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta