Como anda a qualidade do seu descanso?

O fim do ano chegou, e com ele, diversos feriados e férias. É unanime o desejo de descansar, se divertir, reunir a família. Afinal, depois de 11 meses de trabalho é necessário para o corpo e a mente esta pausa. Mas como anda a qualidade do seu descanso? Nos finais de semana você verifica sua caixa de e-mails?  O celular da empresa fica ligado e você preocupado?   Chega a sexta-feira e você vai para casa pensando no que ficou para segunda-feira? Se desligar dos meios de comunicação em meio a avançada era digital que vivemos é praticamente impossível. Se você tem pelo menos uma destas atitudes, pergunto: será que você está realmente descansando?

Hoje nós da Corpo em Ação trouxemos uma série de questionamentos para você refletir como está a qualidade do seu descanso. Leia as perguntas e responda para você mesmo. Quanto tempo você consegue ficar sem olhar para o seu celular? Você dorme, mas acorda cansado? Confere seus e-mails de trabalho de casa durante o final de semana? Trabalha em casa depois do almoço de domingo? Liga o notebook e a TV na esperança de conseguir relaxar e trabalhar ao mesmo tempo e a sala da sua casa vira escritório?    

O descanso adequado é fundamental para evitar o stress, fadiga, alterações psicológicas e dores corporais. Diversas vezes falamos aqui no blog sobre alimentação adequada, atividade física que são essenciais para a manutenção da saúde e qualidade vida. Mas de nada adiante ir à academia, se alimentar bem se não descansarmos adequadamente. O descanso também faz parte deste conjunto de ações que proporcionam bem-estar e saúde. Se o corpo e/ou a mente estão trabalhando de forma excessiva e exaustiva, o descanso é imprescindível, e caso ele seja negligenciado ou não seja suficiente, a imunidade baixa, deixando-nos mais vulnerável a gripes, resfriados e demais problemas de saúde. O sono possui um papel fundamental na saúde, exercendo uma atividade reparadora com grande influência no funcionamento de sistemas como o nervoso, cardíaco e endócrino.

Boas noites de sono garantem que o dia seguinte será mais produtivo. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, trocar horas de sono para dar conta dos compromissos da vida contemporânea tem se tornado um hábito comum e levado 60% da população no Brasil a dormir menos do que deveria. “Uma noite sem dormir acarreta na diminuição das capacidades cerebrais cognitivas no dia seguinte. É esperado que essa pessoa tenha mais dificuldade em manter o foco no seu trabalho ou no estudo. Há também dificuldades de memória e na tomada de decisões”, destaca Rogério Arena Panizzutti, médico, neurocientista e professor da UFRJ.

Depois de todas estas informações, como você sabota seus finais de semana e momentos de descansos?  Com a chegada dos feriados prolongados, você está preparado para desconectar?   O descanso é responsável pelo bom funcionamento do organismo e pelo bem-estar (físico, psíquico e emocional) das pessoas. Aproveite o período de feriados prolongados e férias para realmente descansar e desconectar. Policie-se, pare de olhar seu smartphone a cada 5 minutos, relaxe, leia, medite, escute música, organize uma gaveta, organize seu roupeiro separe roupas que não usa mais e doe, faça uma boa ação, faça também caminhadas, respire fundo e sinta cada célula do seu corpo se beneficiando do oxigênio, aproveite a companhia das pessoas a sua volta, aproveite para abraçar, rir, olhar nos olhos das pessoas. A palavra de ordem é simples: descanse, você merece, afinal, você trabalhou e batalhou o ano inteiro, todo guerreiro merece e precisa descansar.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj