Como prevenir a Osteoporose

Dia 20 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A Corpo em Ação, Saúde Corporativa, não poderia deixar passar em branco; é muito importante prevenir esta doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a partir dos 50 anos 40% das mulheres e 13% dos homens vão sofrer algum tipo de fratura de fragilidade.

Nós já comentamos aqui sobre o assunto em outras postagens do ano passado. Mas desta vez, queremos reforçar a grande importância da prevenção por intermédio de adoção de hábitos mais saudades no dia a dia.

Os ossos são a nossa fonte de cálcio, e muitas funções do nosso organismo como força muscular e batimentos cardíacos dependem dele. Devido a perda da massa óssea, a osteoporose fragiliza os ossos deixando-os fracos, ocos e vulneráveis a fraturas. É uma doença silenciosa, normalmente se descobre depois de já ter ocorrido uma fratura.

Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os ossos recebem uma grande influência do Estrogênio, hormônio feminino presente também nos homens, mas em uma quantidade muito mais baixa que nas mulheres. Este hormônio é responsável pelo equilíbrio de ganho e perda da massa óssea. Quando as mulheres iniciam o processo de menopausa, há uma queda brusca deste hormônio, por isso que as mulheres são as mais atingida pela doença. As mulheres iniciam a perda da massa óssea a partir dos 35, 40 anos com o início da queda dos hormônios, quando o corpo começa a se preparar para a menopausa. Os homens começam a perda da massa óssea um pouco mais tarde em torno dos 40, 45 anos.

EXERCÍCIOS DE FORÇA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

Fomos atrás da publicação do Dr. Uronal Zancan, que defende a tese dos exercícios de força no combate e prevenção da osteoporose. O Dr. Uronal é médico ortopedista há mais de 40 anos e desde 2006 um estudioso do desenvolvimento da saúde. Em 2011 idealizou o Programa PRO SER Saúde que já ajudou mais de 1.500 pessoas em turmas presenciais e mais de 800 participantes online a partir de 2016.

Confiram abaixo o que ele tem para nos dizer em uma das suas publicações:

Por que os médicos receitam tanto o cálcio e outros medicamentos para combater a osteoporose?

Porque não entenderam a fisiologia do problema. Não entenderam o real motivo do osso estar enfraquecendo em certas pessoas.A ingestão de cálcio é necessária, e para adquirir a quantidade adequada para o organismo, é preciso ter uma alimentação rica em verduras verdes. Quanto mais escuro for o vegetal, mais rico em cálcio ele será.

Evite sempre consumir o leite de vaca, pois existem vários estudos sobre os malefícios deste ao nosso corpo.

Como podemos fortalecer nossos ossos?

O osso perde massa óssea porque acompanha o músculo que está enfraquecendo. Então a solução para aumentar a massa óssea, é aumentar a força muscular.

A partir dos 30 anos os músculos que não os utilizamos adequadamente começam a enfraquecer, e desse enfraquecimento muscular se dá o agravamento todas as doenças, além de acelerar o envelhecimento.

Então para aumentar a massa e a força muscular é preciso ter três atitudes:

  1. É necessário estimular os músculos com exercícios adequados, ou seja, com exercícios de força, contra resistência; quanto mais intenso for o exercício, mais o músculo é estimulado a realizar a síntese proteica. Aumentando assim a sua massa e força. O exercício que mais estimula o músculo a crescer é a musculação com alta intensidade, chegando-se na falha muscular em todas as séries.

Outros exercícios também são recomendados, tais como ginástica funcional, ginástica com o próprio corpo, pilates e outros. Pois qualquer exercício contra resistência estimula o ganho de massa muscular.

  • Lembre-se que não basta apenas o estímulo do exercício para fazer o músculo crescer, é preciso ter disponível os blocos de construção para serem usados pelo organismo no aumento da massa muscular; e o músculo utiliza como bloco de construção na síntese proteica, os aminoácidos provenientes das proteínas que ingerimos.

Então se tivermos uma alimentação rica em proteína, seja animal ou vegetal, estaremos fornecendo os aminoácidos essenciais para o músculo. Inclusive os ossos também utilizam esses aminoácidos para o seu fortalecimento.

Suplementos, tais como Whey ProteinBCAA, ou qualquer fórmula semelhante a esses, também são bem-vindos, pois fornecem esses aminoácidos essenciais.

Para quase todas as pessoas, o carboidrato é prejudicial para a síntese proteica, pois os carboidratos estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas. Esta que é a antagonista do hormônio de crescimento (o grande estimulador do aumento da massa muscular).

Definitivamente, o músculo usa somente aminoácidos para crescer, e nunca carboidrato. O carboidrato ajuda apenas a fornecer energia e a repor glicogênio gasto no exercício.

  1. A liberação do hormônio de crescimento é otimizada quando vamos dormir antes das 22 horas, pois seu pico máximo do sono se dá por volta da 1 às 2 horas da manhã. Por isso, o principal momento da liberação de hormônio de crescimento se dá no sono profundo da noite, e se você comer carboidrato após as 18 horas, a insulina liberada pode anular o estímulo do exercício realizado corretamente. Caso durma tarde, de nada adiantará ter feito uma musculação com alta intensidade e ter se alimentado corretamente, pois o corpo não irá aumentar a massa muscular adequadamente.

Então agora você já sabe: o principal remédio para tratar, e prevenir, ou até mesmo curar a osteoporose não é comprado em farmácias. A osteoporose tem cura e a musculação é o principal recurso.

Clique abaixo para conferir a entrevista na integra com o Dr. Uronal Zancan

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj