Comportamento Ansioso

Vocês sabiam que a ansiedade causa angústia, tensão e insegurança, o que estimula pensamentos negativos e vergonha quando a situação não se desenrola da maneira desejada? Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade gera desconforto físico, como tremores pelo corpo, náusea ou vômito, suor excessivo e até crise de choro.

ansiedade é uma reação considerada normal a situações estressantes que estão por acontecer.

Mas, em alguns casos, ela se torna excessiva e pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.

Algumas vezes, a ansiedade dá seus primeiros sinais logo na infância. As evidências sugerem que tanto a genética quanto o ambiente em que as pessoas vivem podem contribuir para o transtorno.

Sintomas físicos

A ansiedade pode desencadear alguns sintomas físicos bem característicos, que muitas vezes não são diagnosticados por exames, mas que, se não tratados, influenciam negativamente a saúde. São eles:

  • Tremor;
  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Suor em excesso;
  • Problemas digestivos e abdominais;
  • Sensação de garganta trancada.

Os tipos mais comuns e suas características são:

  • transtorno de ansiedade generalizada: preocupação excessiva e análise minuciosa de cada ponto ou situação;
  • transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): pensamentos obsessivos e medos irracionais que levam a atitudes compulsivas;
  • fobia social (ou transtorno de ansiedade social): preocupação e medo com situações sociais comuns;
  • síndrome do pânico: crises intensas de medo e mal-estar generalizado
  • agorafobia: medo de situações e lugares que possam causar impotência, constrangimento ou aprisionamento.

Tratamento para Ansiedade

O tratamento compreende o auxílio de um profissional, por meio do processo terapêutico no qual poderá auxiliar na análise das situações, bem como dos pensamentos distorcidos que os acompanham, visando o controle da ansiedade e facilitando a mudança no estado de humor e no comportamento.

Exercício físico 

A prática de exercício físico é um importante aliado no tratamento da depressão e da ansiedade, ajuda a liberar diversas substâncias no cérebro e no corpo, fazendo com que o indivíduo sinta prazer em praticá-lo. As endorfinas proporcionam também a sensação de paz e tranquilidade, descontrai o corpo, combate o estresse e a ansiedade, e ativa o sistema imunológico. 

Somado a isso, praticar atividades ajuda na recuperação da autoestima, na melhoria do humor e na regulação de distúrbios do sono. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que pessoas entre 18 e 64 anos pratiquem 150 minutos de exercícios leves ou moderados por semana, ou 75 minutos semanais de atividades de maior intensidade.

Para alcançar os resultados, é essencial procurar um médico para avaliar e prescrever exames necessários. Com a liberação médica, o indivíduo pode procurar uma academia e/ou um profissional de educação física para desenvolver um programa de exercícios baseado nas necessidades individuais, condicionamento físico atual e histórico de saúde.

Fonte:

https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/ansiedade/

https://portal.unit.br/

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj