Cuidados com a saúde das pernas: dicas para o trabalho

Vocês trabalham de pé ou sentados?Sentem cansaços e dores nas pernas?  Independente da resposta, vamos explicar como isso acontece.

Alguns sintomas podem aparecer durante a jornada de trabalho para quem trabalha de pé, são eles: dores nas pernas e nas costas, formigamento, fadiga, varizes e cansaço muscular. De acordo com o Ministério da Saúde, quem trabalha muito tempo de pé acaba centralizando mais sangue nas pernas e ainda sobrecarregando as articulações do quadril e joelhos. Essa conduta acaba por sobrecarregar outros órgãos como o coração, que terá que fazer mais esforço para promover a circulação. Pessoas que trabalham sentadas apresentam os mesmos sintomas, mas devido a outras condutas posturais.  Afinal, nosso corpo foi feito para se movimentar e a estática é um vilão e tanto para que as dores e formigamentos nas pernas apareçam. Muito desses formigamentos se devem a pressão que exercemos na parte posterior das coxas por estarmos sentados durante muitas horas na mesma posição ou mal posicionados.

Má circulação pode afetar todos os trabalhadores independente de sua postura laboral, seja de pé ou sentado. Mas o que é má circulação? É conhecida também como doença arterial periférica, caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias e artérias. Ela não está relacionada somente a postura no posto de trabalho, e sim devido a uma série de fatores e comportamentos como: má alimentação, uso prolongado de medicamentos como anticoncepcionais, no caso das mulheres, desgaste natural das artérias, tabagismo e sedentarismo. 

O que fazer para evitar a má circulação e manter a saúde das pernas? Evite alimentos gordurosos que elevam os índices de colesterol e triglicerídeos, mantenha uma rotina de exercícios e uma alimentação equilibrada para uma boa saúde. Alongue-se durante a jornada de trabalho, realize pequenas pausas para relaxar independente do seu posto de trabalho.

Se você trabalha de pé siga essas dicas: Use sapatos confortáveis e roupas leves, alterne o peso do corpo de uma perna para outra, mude de posição, flexione os joelhos ao abaixar-se e também ao longo do dia,  quando for pegar peso, traga-o para próximo do corpo, procure sentar-se durante os intervalos. 

Se você trabalha sentado siga essas dicas: Levante-se a cada uma hora, faça pausas, caminhe, evite pedir para o seu colega pegar a sua impressão, vá até a impressora você mesmo, faça pequenos deslocamentos, estenda as pernas, revise sua postura sempre que possível,  procure posicionar as pernas num ângulo de 90°. Qualquer sintoma diferente procure o seu médico de confiança!

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

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