Cultivar amizade faz bem para a saúde e reduz o stress

Ter amigos é tudo de bom, não é mesmo? Melhor ainda quando eles fazem bem para a saúde! Estudos recentes da Universidade da Carolina do Norte nos EUA, concluíram que ter amigos faz bem para saúde. A pesquisa publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma que manter relações de amizade trazem benefícios para saúde física e bem-estar.

Imagem relacionada

Este estudo apontou que o isolamento social em adolescentes aumenta o sedentarismo e risco inflamatório, e quando há interação social diminui o risco de obesidade abdominal.  A mesma pesquisa observou o mesmo comportamento em idosos, porém com outros marcadores, a pesquisa apontou que o isolamento social aumentou o risco de hipertensão. O estresse provocado pela sensação de isolamento induz respostas inflamatórias nas células, afetando, entre outras coisas, a produção dos leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções. Para a população de meia idade, o estudo indicou que as interações sociais se mostraram indiferentes, mas que essas conexões tinham grande importância no que diz respeito em diminuir a tensão e o estresse.             

Os pesquisadores reforçam a ideia de médicos e profissionais da saúde alertarem seus pacientes da importância de cultivar amizades.          Mais do que melhorar a saúde física, as relações de amizade têm grande importância na saúde emocional das pessoas. A troca de afeto ajuda a diminuir a liberação de alguns hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina. Uma pessoa que tem amigos fica menos doente, as amizades reforçam o sistema imunológico. Já falamos aqui no Blog da Corpo em Ação sobre a Serotonina, o hormônio da felicidade, fazer um passeio com um amigo, tomar um café, fazer um happy hour, sair para dançar, todas essas atividades provocam a liberação da Serotonina.

Quem tem amigos tem menores chances de ter ansiedade e depressão e isso possibilita o aumento de peso, baixo astral, mau humor, baixa produtividade e diminuição da autoestima. Quando se tem amigos, há uma melhora na dieta, alívio das tensões, melhora da produtividade e as interações sociais no ambiente de trabalho.               

A Corpo em Ação deseja a todos um ótimo dia do amigo, cheio de saúde e felicidade perto daqueles que fazem com que a nossa jornada seja mais leve, feliz, cheia de paz e amor.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj