Dicas para curtir o carnaval com saúde

O Feriado do Carnaval chegou para aqueles que gostam de folia, e também para aqueles que preferem descansar nos quatro dias de feriado. Que maravilha não é mesmo? Se você vai sair no bloquinho, no trio elétrico ou na Marquês de Sapucaí, nós temos dicas preciosas para manter o pique e a saúde. Mas se você é do bloco que vai ficar em casa ou se for à praia para descansar sem badalar, temos ótimas dicas também.

Drinks, cerveja, caipirinha, são a cara do carnaval, mas as bebidas alcoólicas são a maior causa de idas ao posto médico nesta época do ano. Como ninguém quer dar trabalho para os amigos e nem parar  lá no bloquinho do “Unidos do Soro”,  é fundamental se alimentar bem antes de consumir bebidas de álcool. Manter a hidratação também é imprescindível. Intercale água com  o seu drink favorito, e claro, evite excessos. Assim você não sobrecarrega seu fígado já na largada. A conta é simples: para cada 350 ml (o equivalente a uma lata) de cerveja, a pessoa deve ingerir ao menos 100 ml de água pura. Ou seja, se beber quatro latas, beba  400 ml de água.

Alimentos como: frutas, legumes, saladas, carboidratos (batata, mandioca, massa, arroz), de preferência integrais, irão fornecer energia para aguentar a maratona de festas.  Esqueça as frituras e comidas gordurosas, estas arriscadas combinações poderão estragar a sua festa, dificultando a digestão e te deixando indisposto.

Hora do Look! Maquiagem, roupas leves e confortáveis. Vai de fantasia? Escolha algo que não vai te incomodar e virar um transtorno. Calçados, opte pelo tênis, escolha aquele bem confortável que proteja seus pés de possíveis pisadas desagradáveis. A festa é de dia? Filtro solar sempre! É desejável que a maquiagem tenha filtro solar também.Namorar é bom não é mesmo?

Mas se você decidiu encontrar o amor da sua vida no carnaval, vale a pena alguns cuidados na hora de se apaixonar: use preservativo em todas as relações sexuais, ele é indispensável, além de prevenir a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DST).  O Governo Federal distribui gratuitamente preservativos, masculino e feminino nos postos de saúde.  

Dormir é imprescindível. Descanse pelo menos de 7 a 8 horas por dia, para que você consiga resistir os quatro dias de festa.

  “O abuso do álcool”, a falta de descanso, a má alimentação e alta exposição ao sol podem trazer consequências severas à saúde como inflamação no fígado, desidratação, tonturas, vômitos, desmaios, dores de estômagos dentre outros problemas, segundo o Dr. Aier Adriano Costa.

Pessoal do bloquinho do “Edredom e Netflix” evite muita exposição do sol, consuma bebida alcoólica com moderação, não é porque você está em casa que tudo é  permitido. Manter a hidratação e consumir alimentos saudáveis e nutritivos é fundamental  para que você possa curtir o feriado com saúde e disposição. Aproveite e faça lanches saudáveis para acompanhar aquele filme, um suco natural geladinho pode ser uma boa dica  para aquela  leitura que estava atrasada.

Não importa como você vai curtir o seu carnaval, nós da Corpo em Ação desejamos que ele seja feliz e repleto de saúde!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj